Obra patrística
A Trindade
Santo Agostinho · c. 354–430
Esta obra é escrita contra aqueles que atacam sofisticamente a fé da Trindade pelo mau uso da razão. Os que disputam acerca de Deus erram por uma causa tríplice.…
Esta obra é escrita contra aqueles que atacam sofisticamente a fé da Trindade pelo mau uso da razão. Os que disputam acerca de Deus erram por uma causa tríplice.…
Esta obra é escrita contra aqueles que, com sofismas, atacam a fé da Trindade, pelo abuso da razão. Os que disputam acerca de Deus erram por uma tríplice causa. A Sagrada Escritura, removendo o que é falso, guia-nos gradualmente às coisas divinas. O que é a verdadeira imortalidade. Somos nutridos pela fé, para que sejamos habilitados a apreender as coisas divinas.
1. A dissertação seguinte acerca da Trindade, como convém que o leitor seja informado, foi escrita para nos precaver dos sofismas daqueles que desdenham começar pela fé, e são enganados por um amor rude e perverso da razão. Ora, uma classe de tais homens se esforça por transferir para as coisas incorpóreas e espirituais as ideias que formaram, seja pela experiência dos sentidos corporais, seja pelo engenho humano natural e diligente perspicácia, seja com o auxílio da arte, a partir das coisas corpóreas; de modo a procurar medir e conceber aquelas por estas. Outros, por sua vez, formam todos os sentimentos que possam ter acerca de Deus segundo a natureza ou as afeições da mente humana; e por este erro regem o seu discurso, ao disputar acerca de Deus, por regras torcidas e falaciosas. Uma terceira classe, ainda, se esforça por transcender toda a criação, que sem dúvida é mutável, a fim de elevar o seu pensamento à substância imutável, que é Deus; mas, oprimidos pelo peso da mortalidade, enquanto querem parecer saber o que não sabem, e não podem saber o que querem, impedem-se a si mesmos de entrar no próprio caminho do entendimento, por uma afirmação excessivamente ousada dos seus próprios juízos presunçosos; preferindo não corrigir a sua própria opinião, quando perversa, a mudar aquilo que uma vez defenderam. E, na verdade, esta é a doença comum de todas as três classes que mencionei — a saber, tanto daqueles que formam os seus pensamentos de Deus segundo as coisas corpóreas, como daqueles que o fazem segundo a criatura espiritual, tal como é a alma; e daqueles que nem consideram o corpo nem a criatura espiritual, e contudo pensam falsamente acerca de Deus; e estão tanto mais longe da verdade, que nada pode ser encontrado que corresponda às suas concepções, nem no corpo, nem no espírito criado ou feito, nem no próprio Criador. Pois aquele que pensa, por exemplo, que Deus é branco ou vermelho, está em erro; e contudo estas coisas se encontram no corpo. Novamente, aquele que pensa em Deus como ora esquecendo-se e ora recordando-se, ou qualquer coisa do mesmo gênero, não está menos em erro; e contudo estas coisas se encontram na mente. Mas aquele que pensa que Deus é de tal poder que a Si mesmo se gerou, está tanto mais em erro, porque não só Deus não existe assim, mas nem a criatura espiritual nem a corpórea; pois não há coisa alguma que gere a sua própria existência.
2. A fim de que, portanto, a mente humana fosse purgada de falsidades desta espécie, a Sagrada Escritura, que se adapta aos pequeninos, não evitou palavras tiradas de qualquer classe de coisas realmente existentes, pelas quais, como que por alimento, o nosso entendimento pudesse elevar-se gradualmente às coisas divinas e transcendentes. Pois, ao falar de Deus, usou tanto palavras tiradas das coisas corpóreas, como quando diz: «Esconde-me à sombra das tuas asas»; e tomou emprestadas muitas coisas da criatura espiritual, para significar aquilo que na verdade não é assim, mas precisa ser dito: como, por exemplo, «Eu, o Senhor teu Deus, sou um Deus zeloso»; e, «Arrepende-me de ter feito o homem». Mas não tirou palavra alguma, com que formar tanto figuras de linguagem como ditos enigmáticos, de coisas que absolutamente não existem. E daí vem que aqueles que são excluídos da verdade por esse terceiro tipo de erro são mais perniciosa e vãmente vaidosos que os seus semelhantes; pois conjecturam acerca de Deus o que não pode ser encontrado nem n'Ele mesmo nem em criatura alguma. Pois a divina Escritura costuma formar, por assim dizer, atrativos para as crianças a partir das coisas que se encontram na criatura; pelos quais, segundo a sua medida, e como que por degraus, as afeições dos fracos possam ser movidas a buscar as coisas que são acima, e a deixar as que são abaixo. Mas a mesma Escritura raramente emprega aquelas coisas que são ditas propriamente de Deus, e não se encontram em criatura alguma; como, por exemplo, o que foi dito a Moisés: «Eu Sou o que Sou»; e, «Eu Sou me enviou a vós». Pois, visto que tanto o corpo como a alma também são ditos ser em certo sentido, certamente a Sagrada Escritura não se expressaria assim a menos que quisesse ser entendida em algum sentido especial do termo. Assim também, o que o Apóstolo diz: «o único que possui a imortalidade». Visto que a alma também é dita ser, e é, de certo modo imortal, a Escritura não diria «único possui», a menos que porque a verdadeira imortalidade é a imutabilidade; a qual nenhuma criatura pode possuir, pois pertence ao Criador somente. Assim também Tiago diz: «Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, no qual não há variação, nem sombra de mudança». Assim também Davi: «Tu os mudarás, e eles serão mudados; mas tu és o mesmo».
3. Além disso, é difícil contemplar e conhecer plenamente a substância de Deus; que forma as coisas mutáveis, sem qualquer mudança em Si mesmo, e cria as coisas temporais, sem qualquer movimento temporal em Si mesmo. E é necessário, portanto, purgar as nossas mentes, a fim de podermos ver inefavelmente aquilo que é inefável; ao que ainda não tendo atingido, devemos ser nutridos pela fé, e guiados por tais caminhos que são mais adequados à nossa capacidade, para que sejamos tornados aptos e capazes de compreendê-lo. E daí o Apóstolo diz que «em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência»; e contudo no-lo recomendou, como a meninos em Cristo, que, embora já renascidos pela sua graça, ainda são carnais e psíquicos, não por aquela virtude divina pela qual Ele é igual ao Pai, mas por aquela enfermidade humana pela qual foi crucificado. Pois ele diz: «Não julguei saber coisa alguma entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado»; e então continua: «E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em muito tremor». E um pouco depois lhes diz: «E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Leite vos dei a beber, e não carne; porque ainda não podíeis suportá-lo, nem ainda agora podeis». Há alguns que se irritam com esta linguagem, e pensam que é usada como desprezo para consigo mesmos, e na maioria das vezes preferem acreditar que aqueles que assim lhes falam nada têm a dizer, do que que eles próprios não podem entender o que foi dito. E às vezes, de fato, lhes alegamos, não certamente aquela explicação do caso que eles buscam em suas indagações acerca de Deus — porque nem eles mesmos a podem receber, nem nós podemos talvez apreendê-la ou expressá-la —, mas tal explicação que lhes demonstre quão incapazes e totalmente inaptos são para entender aquilo que exigem de nós. Mas eles, por sua vez, porque não ouvem o que desejam, pensam que ou estamos a enganá-los para ocultar a nossa própria ignorância, ou falamos com malícia porque lhes invejamos o conhecimento; e assim se vão indignados e perturbados.
De que maneira esta obra se propõe a discorrer acerca da Trindade.
4. Pelo que, ajudando-nos o Senhor nosso Deus, empreenderemos dar, quanto nos for possível, aquela mesma explicação que eles tão importunamente exigem: a saber, que a Trindade é o único e só e verdadeiro Deus, e também como o Pai, o Filho e o Espírito Santo se dizem, creem-se, entendem-se retamente de uma mesma substância ou essência; de tal modo que não se julguem iludidos por desculpas de nossa parte, mas achem pela experiência real, tanto que o sumo bem é aquele que é discernido pelas mentes mais purificadas, como que por esta razão não pode ser por eles discernido nem entendido, porque o olho da mente humana, sendo fraco, é deslumbrado naquela luz tão transcendente, a menos que seja vigorado pelo alimento da justiça da fé. Primeiro, porém, devemos demonstrar, segundo a autoridade das Sagradas Escrituras, se a fé é assim. Então, se Deus quiser e nos ajudar, talvez possamos ao menos de tal modo servir a esses argumentadores loquazes—mais inchados que capazes, e portanto laborando sob a doença mais perigosa—que os habilitemos a encontrar algo que não sejam capazes de duvidar, que assim, naquele caso em que não possam encontrar o semelhante, sejam levados a atribuir a culpa às suas próprias mentes, mais do que à própria verdade ou aos nossos raciocínios; e assim, se houver neles algo de amor ou temor para com Deus, possam voltar e começar pela fé na devida ordem: percebendo enfim quão salutar remédio foi provido para os fiéis na santa Igreja, pelo qual uma piedade atenta, curando a fraqueza da mente, possa torná-la capaz de perceber a verdade imutável, e impedi-la de precipitar-se, por temerária desordem, em opinião pestilenta e falsa. Nem eu mesmo me esquivarei da investigação, se em algo duvidar; nem me envergonharei de aprender, se em algo errar.
O que Agostinho solicita de seus leitores. Os erros dos leitores de compreensão obtusa não devem ser atribuídos ao autor.
Capítulo 3.—O que Santo Agostinho pede a seus leitores. Os erros de leitores de entendimento obtuso não devem ser atribuídos ao autor.
-
Peço ainda ao meu leitor que, onde quer que, comigo, esteja certo, ali prossiga comigo; onde quer que, comigo, hesite, ali se junte a mim inquirindo; onde quer que se reconheça em erro, ali retorne a mim; onde quer que me reconheça em erro, ali me chame de volta: para que entremos juntos na senda da caridade e avancemos para Aquele de quem está dito: “Buscai sempre a sua face.” E eu faria este piedoso e seguro acordo, na presença do Senhor nosso Deus, com todos os que lerem os meus escritos, tanto em todos os outros casos como, sobretudo, no caso daqueles que inquirirem sobre a unidade da Trindade, do Pai e do Filho e do Espírito Santo; porque em nenhum outro assunto o erro é mais perigoso, a investigação mais laboriosa, ou a descoberta da verdade mais proveitosa. Se, pois, algum leitor disser: Isto não está bem dito, porque não o entendo, tal homem critica a minha linguagem, não a minha fé: e poderia, talvez, na verdade, ter sido posto mais claramente; contudo, ninguém jamais falou de modo a ser entendido em todas as coisas por todos os homens. Veja, portanto, aquele que assim critica o meu discurso, se pode entender outros homens que trataram de assuntos e questões semelhantes, quando não me entende a mim: e se o puder, deponha o meu livro, ou mesmo, se lhe aprouver, atire-o fora; e empregue o trabalho e o tempo antes naqueles a quem entende. Contudo, não pense por isso que eu deveria ter silenciado, porque não pude exprimir-me tão clara e facilmente para ele como o fazem aqueles a quem ele entende. Pois nem todas as coisas que todos os homens escreveram vêm às mãos de todos. E talvez alguns, capazes de entender até estes nossos escritos, não encontrem aquelas obras mais lúcidas e venham a topar apenas com as nossas. E, portanto, é útil que muitas pessoas escrevam muitos livros, diferindo no estilo, mas não na fé, sobre as mesmas questões, para que a própria matéria chegue ao maior número possível — uns de um modo, outros de outro. Mas, se aquele que se queixa de não ter entendido estas coisas nunca foi capaz de compreender raciocínio algum sobre tais assuntos que seja cuidadoso e exato, nesse caso, trate consigo mesmo pela resolução e pelo estudo, para que saiba melhor; não comigo por querelas e contendas, para que eu me cale. Que aquele, porém, que diz, quando lê o meu livro: Certamente entendo o que é dito, mas não é verdade, afirme, se lhe aprouver, a sua própria opinião, e refute a minha, se puder. E se o fizer com caridade e verdade e se der ao trabalho de fazê-lo saber a mim (se ainda estiver vivo), receberei então o mais abundante fruto deste meu trabalho. E se não puder informar-me a mim, com o maior beneplácito e alegria eu desejaria que informasse aqueles a quem puder. Contudo, quanto a mim, “medito na lei do Senhor”, se não “dia e noite”, ao menos nos breves momentos que posso; e confio as minhas meditações à escrita, para que não me fujam pelo esquecimento, esperando pela misericórdia de Deus que Ele me faça manter firmemente todas as verdades de que me sinto certo; “mas se em alguma coisa penso de outro modo, que Ele mesmo me revele também isto”, seja por inspiração e admoestação secreta, seja por suas próprias palavras claras, seja pelos raciocínios de meus irmãos. Isto peço, e esta minha confiança e desejo entrego Àquele que é suficientemente poderoso para guardar aquilo que me deu e para retribuir aquilo que prometeu.
-
Espero, na verdade, que alguns, mais obtusos de entendimento, imaginem que em algumas partes dos meus livros sustentei sentimentos que não sustentei, ou não sustentei aqueles que sustentei. Mas o seu erro, como ninguém pode ignorar, não deve ser atribuído a mim, se eles se desviaram para a falsa doutrina seguindo os meus passos sem me apreenderem, enquanto sou compelido a abrir caminho através de um assunto difícil e obscuro; visto que ninguém pode, de modo algum, atribuir com razão os numerosos e variados erros dos hereges às próprias santas testemunhas dos livros divinos, embora todos eles se esforcem por defender das mesmas Escrituras as suas falsas e erróneas opiniões. A lei de Cristo, isto é, a caridade, admoesta-me claramente e ordena-me com uma doce restrição que, quando os homens pensam que sustentei nos meus livros algo falso que não sustentei, e essa mesma falsidade desagrada a um e agrada a outro, eu prefira ser culpado por aquele que repreende a falsidade, a ser louvado por aquele que a louva. Pois, embora eu, que nunca sustentei o erro, não seja justamente culpado pelo primeiro, contudo o próprio erro é justamente censurado; enquanto pelo último nem eu sou justamente louvado, que sou tido por ter sustentado aquilo que a verdade censura, nem o próprio sentimento, que a verdade também censura. Ensaiemos, portanto, a obra que empreendemos em nome do Senhor.