Padres e clássicosSanto Agostinho, Sobre a Catequese dos Principiantes, Como Agostinho escreve em resposta a um favor pedido por um diácono de Cartago.

Busca integral no Premium. Criar conta

Obra patrística

Sobre a Catequese dos Principiantes

Santo Agostinho · c. 354–430

Prévia gratuita

Como Agostinho escreve em resposta a um favor pedido por um diácono de Cartago.

Como Agostinho escreve em resposta a um favor pedido por um diácono de Cartago.

1. Vós me haveis pedido, irmão Deogratias, que vos enviasse por escrito algo que pudesse ser-vos útil na matéria de catequizar os indoutos. Pois me informastes que em Cartago, onde exerceis o cargo de diácono, pessoas que hão de ser ensinadas na fé cristã desde os seus rudimentos vos são frequentemente trazidas, por gozardes da reputação de possuir um rico dom para catequizar, devido tanto a um íntimo conhecimento da fé quanto a um atrativo método de discurso; mas que quase sempre vos achardes em dificuldade quanto ao modo pelo qual se há de fazer uma declaração adequada da doutrina precisa, cuja crença nos constitui cristãos: quanto ao ponto em que a nossa exposição da mesma deve começar, e o limite até o qual deve ser levada; e quanto à questão se, concluída a nossa narração, devemos fazer uso de algum tipo de exortação, ou simplesmente enumerar aqueles preceitos em cuja observância a pessoa a quem estamos discursando possa conhecer que a vida e profissão cristã se mantém. Ao mesmo tempo, haveis confessado e queixado que muitas vezes vos aconteceu que, no curso de um discurso longo e lânguido, vos tornastes inútil e desagradável até a vós mesmo, para não falar do aprendiz que estáveis tentando instruir com vossa palavra, e das outras pessoas que estavam presentes como ouvintes; e que fostes constrangido por estas dificuldades a impor-me a constrição daquele amor que vos devo, para que eu não sinta como algo pesado entre todas as minhas ocupações escrever-vos algo sobre este assunto.

2. Quanto a mim, pois, se, no exercício daquelas capacidades que pela bondade de nosso Senhor sou habilitado a apresentar, o mesmo Senhor requerer que eu ofereça qualquer tipo de auxílio àqueles a quem Ele me fez irmãos, sinto-me constrangido não só por aquele amor e serviço que vos é devido nos termos de familiar amizade, mas também por aquele que universalmente devo à minha mãe a Igreja, de modo algum a recusar a tarefa, mas antes a tomá-la com pronta e devota vontade. Pois quanto mais extensamente desejo ver o tesouro do Senhor distribuído, tanto mais se torna meu dever, se verifico que os dispenseiros, meus conservos, encontram alguma dificuldade em administrá-lo, fazer tudo o que está em meu poder para que possam cumprir fácil e rapidamente o que sedula e seriamente almejam.

Como muitas vezes acontece que um discurso que agrada ao ouvinte é desagradável ao pregador; e que explicação se deve oferecer desse fato.

  1. Mas quanto à ideia assim particularmente entretida por vós mesmo em tais esforços, não quereria que vos perturbásseis com a consideração de que muitas vezes vos pareceu estar a proferir um discurso pobre e fatigante. Pois bem pode acontecer que a matéria não se tenha apresentado assim à pessoa que procuráveis instruir, mas que o que dizíeis vos parecesse indigno dos ouvidos alheios, simplesmente porque era vosso ardente desejo que houvesse algo melhor para ouvir. Na verdade, também comigo é quase sempre o caso de que o meu discurso a mim mesmo desagrada. Pois sou cobiçoso de algo melhor, cuja posse frequentemente gozo dentro de mim antes de começar a corporificá-lo em palavras inteligíveis; e então, quando as minhas capacidades de expressão se mostram inferiores às minhas apreensões interiores, lamento a incapacidade que a minha língua revelou em responder ao meu coração. Pois é meu desejo que aquele que me ouve tenha a mesma compreensão completa do assunto que eu mesmo tenho; e percebo que não falo de maneira a conseguir isso, e que isto procede principalmente da circunstância de que a apreensão intelectual se difunde pela mente com algo como um rápido relâmpago, enquanto a enunciação é lenta, ocupa tempo e é de natureza vastamente diferente, de modo que, enquanto esta se move, a apreensão intelectual já se retirou para os seus secretos recessos. Contudo, em consequência de ela ter impresso certos vestígios de si mesma de modo maravilhoso na memória, essas marcas perduram com as breves pausas das sílabas; e como resultado dessas mesmas impressões formamos sinais inteligíveis, que recebem o nome de uma certa língua, seja latina, grega, hebraica ou outra. E estes sinais podem ser objetos de pensamento, ou podem também ser realmente proferidos pela voz. Por outro lado, porém, as próprias impressões não são latinas, nem gregas, nem hebraicas, nem peculiares a qualquer outra raça, mas são realizadas na mente assim como os semblantes o são no corpo. Pois a ira é designada por uma palavra em latim, por outra em grego e por termos diferentes em outras línguas, segundo as suas várias diversidades. Mas o semblante do homem irado não é latino nem grego. Assim, quando alguém diz Iratus sum, não é entendido por todas as nações, mas somente pelos latinos; enquanto, se o estado de sua mente quando se acende em ira se mostra no rosto e afeta o semblante, todos os que têm o indivíduo diante dos olhos entendem que ele está irado. Mas, novamente, não está em nosso poder trazer para fora aquelas impressões que a apreensão intelectual imprime na memória e apresentá-las, por assim dizer, à percepção dos ouvintes por meio do som da voz, de modo semelhante à forma clara e evidente com que o semblante aparece. Pois aquelas estão dentro, na mente, enquanto este está fora, no corpo. Por isso, devemos imaginar quão distante o som da nossa boca deve estar de representar aquele impacto da inteligência, visto que não corresponde sequer à impressão produzida na memória. Ora, é ocorrência comum entre nós que, no ardente desejo de realizar o que é proveitoso ao ouvinte, nosso objetivo é expressar-nos a ele exatamente como nossa apreensão intelectual está no momento, quando, no próprio esforço, falhamos na capacidade de falar; e então, porque isso não nos sucede, ficamos vexados e definhamos em cansaço como se nos aplicássemos a trabalhos vãos; e, como resultado desse mesmo cansaço, o nosso discurso torna-se ainda mais lânguido e insípido do que era quando primeiro induziu tal sensação de enfado.

  2. Mas muitas vezes a seriedade daqueles que desejam ouvir-me mostra-me que a minha enunciação não é tão frígida como me parece a mim. Pelo deleite também que exibem, recolho que tiram algum proveito dela. E ocupo-me sedulamente no esforço de não falhar em pôr diante deles um serviço no qual percebo que eles recebem tão bem o que lhes é apresentado. Assim também, do vosso lado, o próprio fato de que pessoas que precisam ser instruídas na fé são trazidas tão frequentemente a vós deveria ajudar-vos a entender que o vosso discurso não desagrada a outros como desagrada a vós mesmos; e não deveis considerar-vos infrutífero, simplesmente porque não conseguis expor de maneira tão desejada as coisas que discernis; pois, porventura, podeis ser igualmente pouco capaz de discerni-las da maneira que desejais. Pois nesta vida quem vê senão “como em enigma e por espelho”? Nem o próprio amor é suficiente para rasgar as trevas da carne e penetrar naquele eterno sossego de que mesmo as coisas que passam derivam a luz em que brilham. Mas, porquanto dia a dia os bons avançam para a visão daquele dia, independente do céu que gira e sem a invasão da noite, “que o olho não viu, nem o ouvido ouviu, nem subiu ao coração do homem”, não há maior razão para que o nosso discurso se torne sem valor em nossa própria estima, quando nos ocupamos em ensinar os ignorantes, do que esta: que é um deleite para nós discernir de modo extraordinário, e um cansaço falar de modo ordinário. E, na verdade, somos ouvidos com muito maior satisfação, de facto, quando nós mesmos também temos prazer na mesma obra; pois o fio do nosso discurso é afetado pela própria alegria de que nós mesmos somos sensíveis, e procede de nós com maior facilidade e com mais aceitação. Consequentemente, quanto àquelas matérias que são recomendadas como artigos de fé, não é difícil estabelecer injunções a respeito dos pontos em que a narração deve começar e terminar, ou a respeito do método pelo qual a narração deve ser variada, de modo que umas vezes seja mais breve, outras mais longa, e todavia sempre plena e perfeita; e, novamente, a respeito das ocasiões particulares em que pode ser conveniente usar a forma mais curta, e daquelas em que será próprio empregar a mais longa. Mas quanto aos meios pelos quais tudo deve ser feito, de modo que cada um tenha prazer na sua obra quando catequiza (pois quanto melhor sucede nisto, mais atrativo será), é isso que requer a maior consideração. E contudo não temos longe que buscar o preceito que dominará nesta esfera. Pois se, no tocante aos meios carnais, Deus ama ao que dá com alegria, quanto mais no tocante aos espirituais? Mas a nossa segurança de que esta alegria esteja connosco na hora oportuna é algo dependente da misericórdia d’Aquele que nos deu tais preceitos. Portanto, segundo o meu entendimento do que é o vosso desejo, discutiremos em primeiro lugar o assunto do método de narração, depois o do dever de proferir a injunção e exortação, e posteriormente o da obtenção da referida alegria, na medida em que Deus nos forneça as ideias.

Da narração completa a ser empregada na catequese.

5. A narração é completa quando cada pessoa é catequizada, primeiramente, desde o que está escrito no texto: “No princípio criou Deus o céu e a terra”, até aos tempos presentes da Igreja. Isto não implica, contudo, que devamos repetir de memória todo o Pentateuco, e todos os Livros dos Juízes, e dos Reis, e de Esdras, e todo o Evangelho e Actos dos Apóstolos, se aprendemos tudo isto palavra por palavra; nem que devamos pôr todas as matérias que se contêm nestes volumes nas nossas próprias palavras, e dessa maneira desdobrá-las e expô-las como um todo. Porque nem o tempo o permite, nem necessidade alguma o exige. Mas o que devemos fazer é dar uma declaração compreensiva de todas as coisas, sumária e geralmente, de modo que certos dos factos mais maravilhosos sejam seleccionados, os quais são ouvidos com superior satisfação, e foram classificados tão notavelmente entre os exactos pontos de viragem (da história); que, em vez de os exibir à vista apenas nos seus invólucros, por assim dizer, e logo instantaneamente os arrebatar da nossa presença, devemos demorar-nos neles por certo espaço, e assim, como que desdobrá-los e abri-los à visão, e apresentá-los às mentes dos ouvintes como coisas a examinar e admirar. Mas quanto a todos os outros pormenores, estes devem ser passados rapidamente, e até aí introduzidos e entrelaçados na narração. O efeito de seguir este plano é que os factos particulares que desejamos ver especialmente recomendados à atenção obtenham maior proeminência em consequência de os outros se lhes submeterem; ao mesmo tempo, nem o aprendiz, cujo interesse ansiamos por estimular com a nossa declaração, chega a estes assuntos com a mente já exausta, nem se induz confusão na memória da pessoa que devemos instruir com o nosso ensino.

6. Em todas as coisas, na verdade, não só deve o nosso próprio olhar estar fixo no fim do mandamento, que é “a caridade, de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida”, ao qual devemos referir tudo quanto proferimos; mas, do mesmo modo, o olhar da pessoa que instruímos com a nossa palavra deve ser movido para o mesmo e guiado nessa direcção. E, na verdade, por nenhuma outra razão foram escritas todas aquelas coisas que lemos nas Sagradas Escrituras, antes da vinda do Senhor, senão por esta — a saber, que a sua vinda fosse inculcada na atenção, e que a Igreja que havia de ser fosse anunciada de antemão, isto é, o povo de Deus por todas as nações; a qual Igreja é o seu corpo, ao qual também estão unidos e enumerados todos os santos que viveram neste mundo, mesmo antes da sua vinda, e que creram então na sua vinda futura, assim como nós cremos na sua vinda passada. Porque (para usar uma ilustração) Jacó, no tempo em que nascia, primeiro estendeu do ventre uma mão, com a qual também segurou o pé do irmão que lhe tomava a precedência no acto do nascimento; e logo, na verdade, a cabeça seguiu, e depois, por fim, e como de razão, o resto dos membros; enquanto que, todavia, a cabeça, em ponto de dignidade e poder, tem precedência, não só sobre aqueles membros que a seguiram então, mas também sobre a própria mão que a antecipou no processo do nascimento, e é realmente a primeira, embora não quanto ao tempo do aparecimento, ao menos na ordem da natureza. E de maneira análoga, o Senhor Jesus Cristo, antes do seu aparecimento na carne, e de sair, de certo modo, do ventre do seu segredo, ante os olhos dos homens como Homem, o Mediador entre Deus e os homens, “o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente”, enviou diante de Si, na pessoa dos santos patriarcas e profetas, uma certa porção do seu corpo, com a qual, como por uma mão, deu sinal de antemão do seu próprio nascimento vindouro, e também suplantou o povo que lhe era anterior no seu orgulho, usando para esse fim os vínculos da lei, como se fossem os seus cinco dedos. Porque através de cinco épocas de tempos não houve cessação na predição e profecia da sua vinda destinada; e de maneira consentânea com isto, aquele por quem a lei foi dada escreveu cinco livros; e os homens orgulhosos, que eram carnalmente inclinados e procuravam “estabelecer a sua própria justiça”, não foram cheios de bênção pela mão aberta de Cristo, mas foram privados de tal bem pela mão comprimida e fechada; e portanto os seus pés foram atados, e “eles caíram, mas nós nos levantamos e estamos de pé”. Mas, embora, como disse, o Senhor Cristo tenha assim enviado diante de Si uma certa porção do seu corpo, na pessoa daqueles santos homens que vieram antes dele quanto ao tempo do nascimento, contudo Ele mesmo é a Cabeça do corpo, a Igreja, e todos estes foram ligados a esse mesmo corpo do qual Ele é a cabeça, em virtude de crerem nele, a quem anunciaram profeticamente. Porque não foram separados (desse corpo) em consequência de cumprirem o seu curso antes dele, mas antes foram feitos um com o mesmo por razão da sua obediência. Pois, ainda que a mão possa ser estendida para longe antes da cabeça, contudo tem a sua ligação debaixo da cabeça. Por isso, todas as coisas que foram escritas antigamente foram escritas para que por elas fôssemos ensinados, e foram nossas figuras, e aconteceram em figura no caso destes homens. Além disso, foram escritas por amor de nós, sobre quem chegou o fim dos séculos.

Referência atual: Santo Agostinho, Sobre a Catequese dos Principiantes, Como Agostinho escreve em resposta a um favor pedido por um diácono de Cartago.