Padres e clássicosSanto Agostinho, Sobre a Fé e o Credo, Da origem e do objetivo da composição.

Busca integral no Premium. Criar conta

Obra patrística

Sobre a Fé e o Credo

Santo Agostinho · c. 354–430

Prévia gratuita

Da origem e do objetivo da composição.

Da origem e do objetivo da composição.

Um Tratado sobre a Fé e o Credo.

Capítulo 1.—Da Origem e Objeto da Composição.

1. Porquanto é uma posição, escrita e estabelecida sobre o mais sólido fundamento do ensino apostólico, “que o justo vive da fé”; e porquanto também esta fé exige de nós o dever ao mesmo tempo do coração e da língua,—pois um Apóstolo diz: “Com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação,”—convém-nos lembrar tanto da justiça como da salvação. Pois, destinados como estamos a reinar futuramente em justiça eterna, certamente não podemos assegurar nossa salvação do presente século mau, a menos que ao mesmo tempo, enquanto laboramos pela salvação de nossos próximos, igualmente com a boca façamos nossa própria profissão da fé que trazemos no coração. E deve ser nosso intento, por piedosa e cuidadosa vigilância, precaver-nos contra a possibilidade de a dita fé sofrer qualquer dano em nós, por qualquer lado, através dos artifícios fraudulentos dos hereges.

Temos, porém, a fé católica no Credo, conhecida dos fiéis e confiada à memória, contida numa forma de expressão tão concisa quanto foi tornado admissível pelas circunstâncias do caso; cujo propósito [da compilação] foi que indivíduos que são apenas principiantes e lactantes entre os que renasceram em Cristo, e que ainda não foram fortalecidos pelo diligentíssimo e espiritual manuseio e entendimento das divinas Escrituras, fossem providos de um sumário, expresso em poucas palavras, daquelas matérias de crença necessária que posteriormente lhes seriam explicadas em muitas palavras, à medida que progredissem e se elevassem à [altura da] doutrina divina, sobre a base segura e firme da humildade e da caridade. É debaixo destas poucas palavras, portanto, que assim estão ordenadas no Credo, que a maioria dos hereges tem procurado ocultar seus venenos; aos quais a divina misericórdia tem resistido, e ainda resiste, por meio de homens espirituais, que foram julgados dignos não somente de aceitar e crer a fé católica como exposta naqueles termos, mas também de compreendê-la e apreendê-la perfeitamente pela iluminação concedida pelo Senhor. Pois está escrito: “Se não crerdes, não entendereis.” Mas o manejo da fé é útil para a proteção do Credo; não, porém, com o intento de que ele mesmo seja dado em lugar do Credo, para ser confiado à memória e recitado por aqueles que recebem a graça de Deus, mas para que guarde as matérias que estão retidas no Credo contra os insidiosos assaltos dos hereges, por meio da autoridade católica e de uma defesa mais entrincheirada.

De Deus e de sua eternidade exclusiva.

2. Porquanto certas partes têm procurado fazer aceitar a opinião de que Deus Pai não é Onipotente: não que ousassem afirmá-lo expressamente, mas em suas tradições são convencidos de entreter e acreditar tal noção. Pois, quando afirmam que há uma natureza que Deus Onipotente não criou, mas da qual ao mesmo tempo Ele formou este mundo, que admitem ter sido disposto em beleza, negam assim que Deus seja onipotente, a ponto de não crer que Ele poderia ter criado o mundo sem empregar, para o fim de sua construção, uma outra natureza, que existia previamente e que Ele mesmo não fizera. Assim, na verdade, [raciocinam] a partir de sua familiaridade carnal com a vista de artífices e construtores de casas, e artesãos de toda espécie, que não têm poder para realizar o efeito de sua própria arte a menos que obtenham ajuda de materiais já preparados. E assim essas partes, de igual modo, compreendem o Criador do mundo como não sendo onipotente, se assim Ele não pudesse formar o dito mundo sem a ajuda de alguma outra natureza, não feita por Ele mesmo, que Ele tivesse que usar como seus materiais. Ou, se de fato admitem que Deus, o Criador do mundo, seja onipotente, segue-se necessariamente que devem também reconhecer que Ele fez do nada as coisas que fez. Pois, concedendo que Ele é onipotente, não pode existir algo de que Ele não seja o Criador. Porquanto, embora Ele fizesse algo de algo, como o homem do barro, certamente não fez nenhum objeto de algo que Ele mesmo não tivesse feito; pois a terra da qual vem o barro, Ele a fez do nada. E mesmo que tivesse feito dos céus e da terra a partir de algum material, isto é, o universo e todas as coisas que nele estão, conforme está escrito: "Tu que fizeste o mundo de matéria invisível", ou também "sem forma", como alguns exemplares trazem; contudo, não estamos sob nenhuma necessidade de crer que essa mesma matéria da qual o universo foi feito, embora pudesse ser "sem forma", embora pudesse ser "invisível", qualquer que fosse o modo de sua subsistência, pudesse ter subsistido por si mesma, como se fosse coeterna e coetânea com Deus. Mas qualquer que fosse aquele modo que ela possuía para subsistir de alguma maneira, qualquer que fosse essa maneira, e para ser capaz de receber as formas de coisas distintas, isso ela não possuía senão pela mão de Deus Onipotente, por cuja bondade é que tudo existe — não apenas todo objeto já formado, mas também todo objeto formável. Esta, além disso, é a diferença entre o formado e o formável: que o formado já recebeu forma, enquanto o formável é capaz de recebê-la. Mas o mesmo Ser que confere forma aos objetos também confere a capacidade de ser formado. Pois dEle e nEle está a mais bela figura de todas as coisas, imutável; e portanto Ele mesmo é Um, que comunica a tudo suas possibilidades, não só para que seja belo atual, mas também para que seja capaz de ser belo. Por esta razão, fazemos muito bem em crer que Deus fez todas as coisas do nada. Pois, ainda que o mundo tenha sido feito de algum tipo de material, esse mesmo material foi feito do nada; de modo que, de acordo com o dom ordenadíssimo de Deus, deveria entrar primeiro a capacidade de receber formas, e então todas as coisas que foram formadas deveriam ser formadas. Isto, porém, dissemos, para que ninguém suponha que as declarações das divinas Escrituras são contrárias umas às outras, na medida em que está escrito ao mesmo tempo que Deus fez todas as coisas do nada e que o mundo foi feito de matéria sem forma.

3. Como cremos, portanto, em Deus Pai Onipotente, devemos sustentar a opinião de que não há criatura que não tenha sido criada pelo Onipotente. E, visto que Ele criou todas as coisas pelo Verbo, o qual Verbo é também designado a Verdade, e o Poder, e a Sabedoria de Deus — como também sob muitas outras denominações o Senhor Jesus Cristo, que é recomendado à nossa fé, é apresentado igualmente às nossas apreensões mentais, a saber, nosso Libertador e Soberano, o Filho de Deus; pois esse Verbo, por cujo meio todas as coisas foram fundadas, não poderia ter sido gerado senão por Aquele que fundou todas as coisas por Seu intermédio; —

Do Filho de Deus, e sua própria designação como o Verbo.

—Sendo isto assim, repito, cremos também em Jesus Cristo, o Filho de Deus, Unigênito do Pai, isto é, seu Filho único, nosso Senhor. Este Verbo, porém, não devemos apreender apenas no sentido em que pensamos em nossas próprias palavras, que são proferidas pela voz e pela boca, ferem o ar e passam, e não subsistem além da duração do seu som. Porque aquele Verbo permanece imutável; pois deste mesmo Verbo foi dito, quando da Sabedoria se falou: “Permane­cendo em si mesma, tudo renova.” Além disso, a razão de ser chamado Verbo do Pai é que o Pai é dado a conhecer por Ele. Portanto, assim como é nossa intenção, quando falamos a verdade, que por meio de nossas palavras a nossa mente se dê a conhecer a quem nos ouve, e que tudo o que trazemos em segredo no coração seja exposto por meio de sinais desta sorte para a inteligente compreensão de outro indivíduo; assim, esta Sabedoria que Deus Pai gerou é mui apropriadamente chamada seu Verbo, porquanto o Pai, ocultíssimo, é dado a conhecer às mentes dignas por meio do mesmo.

4. Ora, há mui grande diferença entre a nossa mente e aquelas nossas palavras, pelas quais nos esforçamos por expor a dita mente. Nós, na verdade, não geramos palavras inteligíveis, mas as formamos; e na sua formação o corpo é a matéria subjacente. Entre mente e corpo, porém, há a máxima diferença. Mas Deus, quando gerou o Verbo, gerou aquilo que Ele mesmo é. Nem do nada, nem de alguma matéria já feita e fundada o gerou então; mas gerou de si mesmo aquilo que Ele mesmo é. Pois nós também visamos a isto quando falamos (como veremos), se considerarmos cuidadosamente a inclinação da nossa vontade; não quando mentimos, mas quando falamos a verdade. Pois a que outra coisa dirigimos nossos esforços então, senão a trazer a nossa própria mente, se possível for, à mente do ouvinte, com vistas a ser por ele apreendida e perfeitamente discernida; de modo que nós, na verdade, permaneçamos em nós mesmos, e não nos retiremos de nós, e, contudo, ao mesmo tempo, emitamos um sinal de tal natureza que por ele se efetue um conhecimento de nós em outro indivíduo; a fim de que, tanto quanto a faculdade nos é concedida, outra mente seja, por assim dizer, emitida pela mente, pela qual ela se manifeste? Isto fazemos, tentando tanto por palavras, como pelo simples som da voz, e pelo semblante, e pelos gestos do corpo — por tantos artifícios, na verdade, desejando tornar patente o que está dentro; porquanto não somos capazes de emitir algo desta natureza [em si mesmo completamente]: e assim é que a mente do falante não pode tornar-se perfeitamente conhecida; assim também resulta que se abre lugar para as falsidades. Deus Pai, por outro lado, que possuía tanto a vontade como o poder de declarar a si mesmo com a máxima verdade às mentes designadas para obter conhecimento d'Ele, com o propósito de assim se declarar, gerou este [Verbo] que Ele mesmo é, que o gerou; o qual [Pessoa] é também chamado seu Poder e Sabedoria, porquanto é por Ele que fez todas as coisas e as ordenou; do qual estas palavras são por esta razão ditas: “Ela (a Sabedoria) alcança de uma extremidade a outra poderosamente, e suavemente dispõe todas as coisas.”

Do Filho de Deus como nem feito pelo Pai nem menor que o Pai, e da sua Encarnação.

Referência atual: Santo Agostinho, Sobre a Fé e o Credo, Da origem e do objetivo da composição.