Padres e clássicosSanto Agostinho, Sobre a Fé nas Coisas Invisíveis, Seção 1 — “Há aqueles que pensam que a religião cristã é para ser antes objeto de riso do que de firme adesão, por esta razão: nela…”

Busca integral no Premium. Criar conta

Obra patrística

Sobre a Fé nas Coisas Invisíveis

Santo Agostinho · c. 354–430

Prévia gratuita

Seção 1

Há aqueles que pensam que a religião cristã é para ser antes objeto de riso do que de firme adesão, por esta razão: nela, não se mostra o que pode ser visto, mas se ordena aos homens a fé em coisas que não se veem. Nós, portanto, para refutarmos estes, que por prudência parecem a si mesmos não querer crer no que não podem ver, embora não possamos mostrar à vista humana aquelas coisas divinas que cremos, mostramos, contudo, às mentes humanas que até mesmo aquilo que não se vê deve ser crido. E primeiro devem ser advertidos (aqueles que a loucura fez tão sujeitos aos olhos carnais que julgam não dever crer senão no que veem por eles) quantas coisas não só creem mas também conhecem, que não podem ser vistas por tais olhos. As quais coisas, sendo inumeráveis na nossa própria mente (cuja natureza é incapaz de ser vista), para não mencionar outras, a própria fé pela qual cremos, ou o pensamento pelo qual sabemos que cremos em algo ou não cremos, sendo como é algo totalmente alheio à vista desses olhos: que há de tão manifesto, tão claro, tão certo para os olhos interiores das nossas mentes? Como, pois, não havemos de crer no que não vemos com os olhos do corpo, se, ou que cremos, ou que não cremos, num caso em que não podemos aplicar os olhos do corpo, nós vemos sem qualquer dúvida?

Seção 3

Mas dizes que, por isso, crês em teu amigo, cujo coração não podes ver, porque o provaste em tuas provações, e vieste a conhecer de que espírito era ele para contigo em teus perigos, nos quais não te desamparou. Parece-te, portanto, que devemos desejar a nossa própria aflição, para que o amor do amigo para conosco seja provado? E nenhum homem será feliz em amigos seguríssimos, a menos que seja infeliz pela adversidade? de modo que, porventura, não goze do amor provado do outro, a menos que seja atormentado pela dor e pelo temor do seu próprio? E como, na posse de amigos verdadeiros, se pode desejar aquela felicidade, e antes não temê-la, que nada senão a infelicidade pode pôr à prova? E contudo é verdade que um amigo pode ser tido também na prosperidade, mas é provado mais seguramente na adversidade. Mas, certamente, para o provar, não te entregarias a perigos próprios, se não cresses; e assim, quando te entregas para provar, crês antes de provares. Pois, se não devemos crer em coisas não vistas, visto que de fato cremos nos corações de nossos amigos, e isso ainda não provado seguramente; e, depois que os tivermos provado bons por meio de nossos males, ainda então cremos antes do que vemos a sua boa vontade para conosco; a não ser que tão grande é a fé que, não inconvenientemente, julgamos ver com certos olhos dela aquilo que cremos, ao passo que devemos crer precisamente porque não podemos ver.

Referência atual: Santo Agostinho, Sobre a Fé nas Coisas Invisíveis, Seção 1 — “Há aqueles que pensam que a religião cristã é para ser antes objeto de riso do que de firme adesão, por esta razão: nela…”