Padres e clássicosSanto Agostinho, Sobre a Utilidade de Crer, Prefácio do Tradutor.

Busca integral no Premium. Criar conta

Obra patrística

Sobre a Utilidade de Crer

Santo Agostinho · c. 354–430

Prévia gratuita

Prefácio do Tradutor.

Prefácio do Tradutor.

Retract. i. cap. 14. Além disso, agora em Hipona Régia, sendo Presbítero, escrevi um livro sobre a Utilidade de Crer, a um amigo meu que havia sido enganado pelos Maniqueus, e que eu sabia estar ainda preso naquele erro, e zombar da escola católica da Fé, porquanto os homens eram mandados crer, mas não eram ensinados qual era a verdade por um método certíssimo. Neste livro eu disse, &c. * * *. Este livro começa assim: «Si mihi Honorate, unum atque idem videretur esse.»

Santo Agostinho enumera o seu livro sobre a Utilidade de Crer em primeiro lugar entre os que escreveu como Presbítero, ordem a que foi elevado em Hipona por volta do início do ano 391. A pessoa para quem escreveu havia sido induzida ao erro por ele mesmo, e parece ter sido recuperada dele, pelo menos se é o mesmo que escreveu a Santo Agostinho de Cartago por volta de 412, propondo várias questões, e a quem Santo Agostinho escreveu a sua 140.ª Epístola. Cassiodoro chama-lhe um Presbítero, embora naquele tempo não estivesse batizado. Na Ep. 83, Santo Agostinho fala da morte de outro Honorato, um Presbítero. Para o fim da sua vida, escreveu também a sua 228.ª Epístola a um Bispo de Tabena do mesmo nome.—(Ed. Bened.)

As observações nas Retratações são dadas em notas nos lugares onde ocorrem.

Seção 5

5. Toda aquela Escritura, pois, que se chama o Antigo Testamento, é transmitida de modo quádruplo àqueles que a desejam conhecer, segundo a história, segundo a etiologia, segundo a analogia, segundo a alegoria. Não me julgueis insensato por usar palavras gregas. Em primeiro lugar, porque assim recebi, nem ouso dar-vos a conhecer de outro modo senão como recebi. Em segundo lugar, vós mesmos percebeis que não temos em uso termos para tais coisas; e, se eu os traduzisse e criasse, seria deveras mais insensato; mas, se usasse de circunlóquio, seria menos livre no tratar; apenas isto vos rogo que acrediteis: que, de qualquer modo que eu erre, não estou inchado ou soberbo em nada do que faço. Assim (por exemplo) é transmitido segundo a história, quando se ensina o que foi escrito, ou o que foi feito; o que não foi feito, mas apenas escrito como se tivesse sido feito. Segundo a etiologia, quando se mostra por que causa alguma coisa foi feita ou dita. Segundo a analogia, quando se mostra que os dois Testamentos, o Antigo e o Novo, não são contrários um ao outro. Segundo a alegoria, quando se ensina que certas coisas que foram escritas não devem ser tomadas à letra, mas entendidas em figura.

Seção 7

7. E além disso, a analogia, pela qual a concordância de ambos os Testamentos é claramente vista, por que direi que todos a usaram, cuja autoridade eles aceitam; enquanto está em seu poder considerar consigo mesmos quantas coisas costumam dizer que foram inseridas nas divinas Escrituras por certos corruptores da verdade, não sei quem? Discurso este que sempre julguei mui fraco, mesmo no tempo em que fui seu ouvinte; nem eu só, mas também vós (pois bem me lembro), e todos nós que tentávamos exercer um pouco mais de cuidado em formar juízo do que a multidão de ouvintes. Mas agora, depois que muitas coisas me foram expostas e esclarecidas, que costumavam mover-me principalmente; aquelas, digo, em que o seu discurso na maior parte se gloria, e discorre tanto mais livremente quanto mais seguramente o pode fazer por não ter opositor; parece-me que não há afirmação mais descarada deles, ou (para usar expressão mais suave) mais descuidada e fraca, do que aquela de que as divinas Escrituras foram corrompidas; enquanto não existem cópias, em assunto tão recente, pelas quais o possam provar. Pois se eles afirmassem que julgavam não dever recebê-las inteiramente, porque foram escritas por pessoas que pensavam não ter escrito a verdade; de qualquer modo a sua recusa seria mais justa, ou o seu erro mais natural. Pois é isto o que fizeram no caso do Livro que se intitula os Atos dos Apóstolos. E este artifício deles, quando considero comigo mesmo, não posso suficientemente admirar-me. Pois não é a falta de sabedoria dos homens que lamento neste assunto, mas a falta de entendimento comum. Pois aquele livro contém coisas tão grandes, que são semelhantes ao que eles recebem, que me parece grande loucura recusar receber também este livro, e se alguma coisa os ofende ali, chamá-la falsa e inserida. Ou, se tal linguagem é descarada, como é, por que nas Epístolas de Paulo, por que nos quatro livros do Evangelho, pensam elas que têm alguma validade, nos quais não estou seguro de que não haja proporcionalmente muito mais coisas do que poderiam haver naquele livro, que eles querem que se creia ter sido interpolado por falsificadores? Mas, na verdade, é isto o que creio ser o caso, e peço-vos que considereis comigo com juízo tão calmo e sereno quanto possível. Pois sabeis que, tentando trazer a pessoa do seu fundador Maniqueu para o número dos Apóstolos, dizem que o Espírito Santo, que o Senhor prometeu enviar aos Seus discípulos, veio a nós através dele. Portanto, se eles recebessem aqueles Atos dos Apóstolos, nos quais a vinda do Espírito Santo é claramente narrada, não poderiam achar como dizer que foram interpolados. Pois eles querem que houvesse alguns, não sei quem, falsificadores dos Livros divinos antes dos tempos do próprio Maniqueu; e que foram falsificados por pessoas que desejavam combinar a Lei dos Judeus com o Evangelho. Mas isto não podem dizer acerca do Espírito Santo, a menos que porventura afirmem que aquelas pessoas adivinharam e puseram nos seus livros o que devia ser apresentado contra Maniqueu, que havia de surgir no futuro e dizer que o Espírito Santo tinha sido enviado através dele. Mas acerca do Espírito Santo falaremos algo mais claramente noutro lugar. Agora voltemos ao meu propósito.

Seção 8

8. Pois que tanto a história do Velho Testamento, como a etiologia e a analogia se encontram no Novo Testamento, foi, segundo penso, suficientemente provado; resta mostrar isto quanto à alegoria. O próprio Redentor, no Evangelho, usa alegoria do Velho Testamento. «Esta geração», diz Ele, «busca um sinal, e não lhe será dado senão o sinal do profeta Jonas. Porque, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra.» Pois por que falarei do Apóstolo Paulo, que na sua primeira Epístola aos Coríntios mostra que até a própria história do Êxodo foi uma alegoria do futuro Povo Cristão? «Mas não quero, irmãos, que ignoreis que todos os nossos pais estiveram debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar, e todos foram baptizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram o mesmo manjar espiritual, e todos beberam a mesma bebida espiritual; porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles; pois foram prostrados no deserto. Ora, estas coisas foram figuras nossas, para que não sejamos cobiçosos de coisas más, como eles também cobiçaram. Nem adoremos ídolos, como alguns deles; conforme está escrito: O povo sentou-se a comer e a beber, e levantou-se a folgar. Nem forniquemos, como alguns deles fornicaram, e caíram num só dia vinte e três mil homens. Não tentemos a Cristo, como alguns deles tentaram, e pereceram pelas serpentes. Nem murmuremos, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, todas estas coisas lhes sucederam em figura. E foram escritas para nossa advertência, para quem os fins dos séculos têm chegado.» Há também no Apóstolo uma certa alegoria, que grandemente diz respeito à causa em mão, por esta razão: que eles próprios costumam apresentá-la e ostentá-la nas disputas. Pois o mesmo Paulo diz aos Gálatas: «Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. Mas o que era da escrava nasceu segundo a carne; mas o que era da livre, por promessa; o que é dito por alegoria. Porque estas são as duas alianças: uma do monte Sinai, gerando para a servidão, que é Agar. Pois Sinai é um monte na Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora é, e está em servidão com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre, a qual é mãe de todos nós.»

Referência atual: Santo Agostinho, Sobre a Utilidade de Crer, Prefácio do Tradutor.