Padres e clássicosSão Policarpo de Esmirna, Carta aos Filipenses, Capítulo V.—A partida e a visão de Policarpo.

Busca integral no Premium. Criar conta

Obra patrística

Carta aos Filipenses

São Policarpo de Esmirna · c. 69–155

Capítulo V.—A partida e a visão de Policarpo.

Capítulo V.—A partida e a visão de Policarpo.

Mas o admirabilíssimo Policarpo, quando primeiro ouviu [que era procurado], de modo algum se perturbou, mas resolveu permanecer na cidade. Contudo, em deferência ao desejo de muitos, foi persuadido a deixá-la. Partiu, portanto, para uma casa de campo não distante da cidade. Ali permaneceu com poucos [amigos], ocupado em nada senão em orar, noite e dia, por todos os homens e pelas Igrejas por todo o mundo, segundo seu costume habitual. E enquanto orava, uma visão se lhe apresentou três dias antes de ser tomado; e eis que o travesseiro sob sua cabeça lhe pareceu estar em fogo. Diante disto, voltando-se para os que estavam com ele, disse-lhes profeticamente: "Necessário me é ser queimado vivo."

Capítulo VI.—Policarpo é traído por um servo.

3. E quando os que o procuravam estavam próximos, retirou-se para outra habitação, para onde os seus perseguidores vieram imediatamente após ele. E, não o tendo encontrado, prenderam dois jovens [que ali estavam], um dos quais, submetido a tormentos, confessou. Assim, era impossível que continuasse escondido, pois os que o traíam eram da sua própria casa. O Irenarca então (cujo ofício é o mesmo que o do Clerônomo), de nome Herodes, apressou-se a levá-lo ao estádio. [Tudo isto aconteceu] para que cumprisse a sua sorte particular, tornando-se participante de Cristo, e para que os que o traíam sofressem o castigo do próprio Judas.

Capítulo VII.—Policarpo é encontrado por seus perseguidores.

5. Os seus perseguidores, então, juntamente com cavaleiros, e levando o jovem consigo, saíram à hora da ceia no dia da preparação com as suas armas habituais, como quem sai contra um salteador. E chegados perto da tarde [ao lugar onde ele estava], encontraram-no deitado no cenáculo de uma certa casinha, de onde ele poderia ter escapado para outro lugar; mas ele recusou, dizendo: “Faça-se a vontade de Deus.” Assim, quando ouviu que tinham chegado, desceu e falou com eles. E como os que estavam presentes se maravilhavam da sua idade e constância, alguns deles disseram: “Tanto esforço foi feito para capturar um homem tão venerável?” Imediatamente, então, naquela mesma hora, ele ordenou que lhes pusessem diante algo para comer e beber, tanto quanto desejassem, enquanto lhes pedia que lhe permitissem uma hora para orar sem perturbação. E, tendo-lhe eles concedido licença, ele se pôs em pé e orou, cheio da graça de Deus, de modo que não pôde cessar por duas horas completas, para admiração daqueles que o ouviam, de tal maneira que muitos começaram a arrepender-se de ter saído contra um ancião tão piedoso e venerável.

Capítulo VIII.—Policarpo é conduzido à cidade.

10. Ora, logo que ele cessou de orar, tendo feito menção de todos os que alguma vez haviam entrado em contato com ele, tanto pequenos como grandes, ilustres e obscuros, bem como de toda a Igreja Católica espalhada pelo mundo, tendo chegado o tempo da sua partida, puseram-no sobre um jumento e conduziram-no à cidade, sendo o dia o do grande Sábado. E o Irenarca Herodes, acompanhado por seu pai Nicetes (ambos montados numa biga), saiu ao seu encontro e, tomando-o para a biga, sentaram-se ao lado dele e procuraram persuadi-lo, dizendo: “Que mal há em dizer: Senhor César, e em sacrificar, com as outras cerimónias observadas em tais ocasiões, e assim assegurar a salvação?” Mas ele a princípio não lhes deu resposta; e quando eles continuaram a instá-lo, disse: “Não farei o que me aconselhais.” Então eles, não tendo esperança de o persuadir, começaram a dizer-lhe palavras amargas e lançaram-no violentamente fora da biga, de tal modo que, ao descer do carro, deslocou a perna [com a queda]. Mas sem se perturbar, e como se nada sofresse, ele avançou ansiosamente com toda a pressa, e foi conduzido ao estádio, onde o tumulto era tão grande que não havia possibilidade de ser ouvido.

Capítulo IX.—Policarpo recusa-se a blasfemar contra Cristo.

Ao entrar Policarpo no estádio, veio a ele uma voz do céu, dizendo: «Fortalece-te, e mostra-te varão, ó Policarpo!». Ninguém viu quem lhe falava; mas os irmãos nossos que estavam presentes ouviram a voz. E, sendo ele introduzido, grande foi o tumulto, quando ouviram que Policarpo fora preso. E, chegando-se, o procônsul perguntou-lhe se era Policarpo. Confessando ele que sim, [o procônsul] procurou persuadi-lo a negar [a Cristo], dizendo: «Tem respeito à tua velhice», e outras coisas semelhantes, segundo o seu costume, [tais como]: «Jura pela fortuna de César; arrepende-te, e dize: Fora com os ateus». Mas Policarpo, fitando com olhar severo toda a multidão dos ímpios gentios então no estádio, e acenando-lhes com a mão, enquanto com gemidos olhava para o céu, disse: «Fora com os ateus». Então, instando o procônsul e dizendo: «Jura, e eu te porei em liberdade; blasphema a Cristo»; declarou Policarpo: «Oitenta e seis anos O sirvo, e nunca me fez mal algum; como, pois, posso blasfemar do meu Rei e meu Salvador?»

Capítulo X.—Policarpo confessa-se cristão.

E, instando ainda o procônsul, e dizendo: «Jura pela fortuna de César», respondeu ele: «Visto que te empenhas em vão que, como dizes, jure pela fortuna de César, e finges não saber quem e o que sou, ouve-me declarar com intrepidez: sou cristão. E se desejas aprender quais são as doutrinas do cristianismo, designa-me um dia, e as ouvirás». Respondeu o procônsul: «Persuade ao povo». Mas Policarpo disse: «A ti julguei digno oferecer explicação [da minha fé]; porque somos ensinados a dar toda a honra devida (que não acarreta dano algum a nós mesmos) às potestades e autoridades que são ordenadas por Deus. Mas quanto a estes, não os julgo dignos de receber de mim explicação alguma».

Capítulo XI.—As ameaças não têm efeito algum sobre Policarpo.

Disse-lhe então o procônsul: «Tenho feras à mão; a estas te lançarei, se não te arrependeres». Mas ele respondeu: «Chama-as, pois, pois não estamos acostumados a nos arrepender do bem para adotar o mal; e é bom para mim ser mudado do mal para o justo». Mas, de novo, o procônsul disse-lhe: «Far-te-ei consumir pelo fogo, visto que desprezas as feras, se não te arrependeres». Mas Policarpo disse: «Tu me ameaças com fogo que arde por uma hora e, após pouco, se extingue, mas ignoras o fogo do juízo vindouro e do castigo eterno, reservado para os ímpios. Mas por que te demoras? Traze o que quiseres».

Capítulo XII.—Policarpo é condenado a ser queimado.

Enquanto dizia estas e muitas outras coisas semelhantes, estava cheio de confiança e alegria, e o seu rosto estava cheio de graça, de modo que não só não caiu como que perturbado pelas coisas que lhe eram ditas, mas, pelo contrário, o procônsul ficou admirado, e enviou o seu arauto para proclamar no meio do estádio três vezes: «Policarpo confessou que é cristão». Feita esta proclamação pelo arauto, toda a multidão, tanto dos gentios como dos judeus que habitavam em Esmirna, clamou com furor indomável e em alta voz: «Este é o mestre da Ásia, o pai dos cristãos e o demolidor dos nossos deuses, aquele que tem ensinado a muitos a não sacrificar nem adorar os deuses». Dizendo assim, clamaram e rogaram a Filipe, o asiarca, que soltasse um leão contra Policarpo. Mas Filipe respondeu que não lhe era lícito fazê-lo, visto que os espetáculos de feras já estavam terminados. Então lhes pareceu bem clamar a uma só voz que Policarpo fosse queimado vivo. Pois assim cumpria que se realizasse a visão que lhe fora revelada acerca da sua almofada, quando, vendo-a em fogo enquanto orava, se voltou e disse profeticamente aos fiéis que estavam com ele: «É necessário que eu seja queimado vivo».

Capítulo XIII.—A pira funerária é erguida.

Assim foi executado com maior rapidez do que se falou, ajuntando as multidões logo lenha e feixes das oficinas e banhos; e os judeus, sobretudo, segundo o seu costume, ansiosamente os ajudavam nisso. E, estando preparada a pira funerária, Policarpo, depondo todas as suas vestes e desatando o cinto, procurou também tirar as sandálias – coisa que não costumava fazer, porquanto cada um dos fiéis sempre estava ansioso por quem primeiro tocasse a sua pele. Pois, por causa da sua vida santa, era, antes mesmo do seu martírio, adornado com toda a espécie de bens. Imediatamente, então, rodearam-no com aquelas substâncias que haviam sido preparadas para a pira funerária. Mas, quando também já o iam fixar com cravos, disse: “Deixai-me como estou; pois Aquele que me dá força para suportar o fogo também me habilitará, sem que me segureis com cravos, a permanecer imóvel na pira.”

Capítulo XIV.—a oração de Policarpo.

Não o cravaram, pois, mas simplesmente o amarraram. E ele, pondo as mãos atrás das costas e estando atado como um ilustre carneiro tirado de um grande rebanho para o sacrifício, e preparado para ser um holocausto aceitável a Deus, olhou para o céu e disse: “Ó Senhor Deus Todo-Poderoso, Pai do teu amado e bendito Filho Jesus Cristo, por quem recebemos o conhecimento de Ti, o Deus dos anjos e das potestades, e de toda criatura, e de toda a raça dos justos que vivem diante de Ti, dou-Te graças por me teres julgado digno deste dia e desta hora, para que eu tenha parte no número dos teus mártires, no cálice do teu Cristo, para a ressurreição da vida eterna, tanto da alma como do corpo, pela incorrupção comunicada pelo Espírito Santo. Entre os quais seja eu aceito neste dia diante de Ti como um sacrifício pingue e aceitável, conforme Tu, o Deus sempre verdadeiro, preordenaste, me revelaste de antemão e agora cumpriste. Pelo que também por todas as coisas Te louvo, Te bendigo, Te glorifico, juntamente com o eterno e celestial Jesus Cristo, teu amado Filho, com quem, a Ti e ao Espírito Santo, seja a glória, tanto agora como em todos os séculos vindouros. Amém.”

Capítulo XV.—Policarpo não é ferido pelo fogo.

Tendo ele pronunciado este amém e assim concluído a sua oração, aqueles que foram designados para esse fim acenderam o fogo. E quando a chama ardia com grande furor, nós, a quem foi dado testemunhá-lo, vimos um grande milagre, e fomos preservados para que pudéssemos relatar a outros o que então aconteceu. Pois o fogo, tomando a forma de um arco, como a vela de um navio quando cheia de vento, cercou como que por um círculo o corpo do mártir. E ele aparecia dentro, não como carne que se queima, mas como pão que se coze, ou como ouro e prata resplandecendo numa fornalha. Além disso, percebemos um odor tão suave vindo da pira, como se incenso ou alguma outra especiaria preciosa estivesse fumegando ali.

Capítulo XVI.—Policarpo é transpassado por uma adaga.

Por fim, quando aqueles homens ímpios perceberam que o seu corpo não podia ser consumido pelo fogo, ordenaram a um carrasco que se aproximasse e o traspassasse com um punhal. E, fazendo ele isto, saiu uma pomba e uma grande quantidade de sangue, de modo que o fogo foi extinto; e todo o povo se maravilhou de que houvesse tal diferença entre os incrédulos e os eleitos, dos quais este admirável Policarpo era um, tendo sido nos nossos tempos um mestre apostólico e profético, e bispo da Igreja Católica que está em Esmirna. Pois toda palavra que saiu da sua boca, ou já se cumpriu, ou ainda se cumprirá.

Capítulo XVII.—Aos cristãos é recusado o corpo de Policarpo.

Mas quando o adversário da raça dos justos, o invejoso, malicioso e perverso, percebeu a natureza impressionante do seu martírio, e considerou a vida irrepreensível que ele havia vivido desde o princípio, e como estava agora coroado com a coroa da imortalidade, tendo sem dúvida recebido a sua recompensa, fez todo o possível para que nem a mínima memória dele nos fosse tirada, embora muitos desejassem fazê-lo e tornar-se possuidores da sua santa carne. Para este fim, sugeriu a Nicetes, o pai de Herodes e irmão de Alce, que fosse e suplicasse ao governador que não entregasse o seu corpo para ser sepultado, “para que”, disse ele, “abandonando Aquele que foi crucificado, comecem a adorar a este”. Isto disse ele por sugestão e instigação urgente dos judeus, que também nos vigiavam, enquanto procurávamos retirá-lo do fogo, ignorando isto: que não nos é possível jamais abandonar a Cristo, que sofreu pela salvação daqueles que hão de ser salvos em todo o mundo (o inocente pelos pecadores), nem adorar a qualquer outro. Pois a Ele, na verdade, como sendo o Filho de Deus, adoramos; mas os mártires, como discípulos e seguidores do Senhor, amamos dignamente por causa do seu extraordinário afeto para com o seu próprio Rei e Mestre, dos quais possamos nós também ser feitos companheiros e condiscípulos!

Capítulo XVIII.—O corpo de Policarpo é queimado.

O centurião, então, vendo a contenda excitada pelos judeus, colocou o corpo no meio do fogo e o consumiu. Assim, depois recolhemos os seus ossos, por serem mais preciosos do que as mais finas joias, e mais purificados do que o ouro, e os depositamos em lugar digno, onde, reunindo-nos, conforme a oportunidade nos é concedida, com alegria e regozijo, o Senhor nos concederá celebrar o aniversário do seu martírio, tanto em memória dos que já completaram a sua carreira, como para o exercício e preparo dos que ainda hão de seguir os seus passos.

Capítulo XIX.—elogio do mártir Policarpo.

Esta é, pois, a narração do bem-aventurado Policarpo, que, sendo o duodécimo que foi martirizado em Esmirna (contando também os de Filadélfia), ocupa, no entanto, um lugar próprio na memória de todos os homens, de tal modo que é por toda a parte falado até pelos próprios pagãos. Ele não foi apenas um ilustre mestre, mas também um eminente mártir, cujo martírio todos desejam imitar, por ter sido inteiramente conforme ao Evangelho de Cristo. Pois, tendo pela paciência vencido o governador injusto, e assim adquirido a coroa da imortalidade, agora, com os apóstolos e todos os justos [no céu], alegremente glorifica a Deus, o Pai, e bendiz o nosso Senhor Jesus Cristo, o Salvador das nossas almas, o Governador dos nossos corpos e o Pastor da Igreja Católica em todo o mundo.

Capítulo XX.—Esta epístola deve ser transmitida aos irmãos.

Visto que, pois, pedistes que vos déssemos a conhecer amplamente o que realmente aconteceu, enviamos-vos, por ora, este relato sumário por meio de nosso irmão Marco. Quando, portanto, tiverdes lido esta Epístola, apraz-vos enviá-la aos irmãos mais distantes, para que também eles glorifiquem ao Senhor, que faz tão excelsa escolha de Seus próprios servos. Àquele que é poderoso para nos conduzir a todos, por Sua graça e bondade, ao Seu reino eterno, por meio de Seu Filho unigênito Jesus Cristo, a Ele seja glória, e honra, e poder, e majestade, pelos séculos. Amém. Saudai a todos os santos. Os que estão conosco vos saúdam, e Evaresto, que escreveu esta Epístola, com toda a sua casa.

Capítulo XXI.—A data do martírio.

Ora, o bem-aventurado Policarpo sofreu o martírio no segundo dia do mês Xântico, pouco depois de começado, no sétimo dia antes das Calendas de Maio, no grande Sábado, à oitava hora. Foi preso por Herodes, sendo Filipe, o Traliano, sumo sacerdote, e Estácio Quadrado, procônsul, mas reinando Jesus Cristo para sempre, a quem seja glória, honra, majestade, e um trono eterno, de geração em geração. Amém.

Capítulo XXII.—Saudação.

Desejamo-vos, irmãos, toda a felicidade, enquanto andais segundo a doutrina do Evangelho de Jesus Cristo; com quem seja glória a Deus Pai e ao Espírito Santo, pela salvação dos Seus santos eleitos, a cujo exemplo o bem-aventurado Policarpo sofreu, seguindo em cujas pegadas possamos nós também ser encontrados no reino de Jesus Cristo!

Estas coisas Caio transcreveu do exemplar de Ireneu (que foi discípulo de Policarpo), tendo ele próprio sido íntimo de Ireneu. E eu, Sócrates, as transcrevi em Corinto do exemplar de Caio. A graça seja com todos vós.

E eu, novamente, Piónio, as escrevi do exemplar anteriormente escrito, tendo-as diligentemente investigado, e o bem-aventurado Policarpo mas ter manifestado por meio de uma revelação, assim como mostrarei no que se segue. Recolhi estas coisas, quando quase haviam desaparecido pelo decurso do tempo, para que o Senhor Jesus Cristo também me recolha juntamente com os Seus eleitos no Seu reino celestial, a quem, com o Pai e o Espírito Santo, seja glória para todo o sempre. Amém.

O Martírio de Policarpo

A Igreja de Deus que peregrina em Esmirna, à Igreja de Deus que peregrina em Filomélio, e a todas as congregações da Santa e Católica Igreja em todo lugar: Misericórdia, paz e amor da parte de Deus Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo vos sejam multiplicados.

Referência atual: São Policarpo de Esmirna, Carta aos Filipenses, Capítulo V.—A partida e a visão de Policarpo.