Padres e clássicosSanto Ireneu de Lião, Contra as Heresias, Capítulo XXXIII.—Absurdo da doutrina da transmigração das almas.

Busca integral no Premium. Criar conta

Obra patrística

Contra as Heresias

Santo Ireneu de Lião · c. 130–202

Capítulo XXXIII.—Absurdo da doutrina da transmigração das almas.

Capítulo XXXIII.—Absurdo da doutrina da transmigração das almas.

1. Podemos subverter a sua doutrina acerca da transmigração de corpo em corpo por este facto: que as almas não se lembram de nada do que aconteceu nos seus estados anteriores de existência. Pois, se foram enviadas com este objectivo, de que deveriam ter experiência de todo o tipo de acção, devem necessariamente reter uma lembrança daquelas coisas que foram previamente realizadas, para que pudessem preencher aquelas em que ainda eram deficientes, e não, pairando sempre, sem intermissão, em redor dos mesmos propósitos, gastar o seu labor miseravelmente em vão (pois a mera união de um corpo [com uma alma] não poderia extinguir totalmente a memória e a contemplação daquelas coisas que anteriormente foram experimentadas), e especialmente porque vieram [ao mundo] para este mesmo fim. Porque, assim como, quando o corpo dorme e está em repouso, tudo o que a alma vê por si mesma e faz em visão, recordando muitas destas coisas, também as comunica ao corpo; e assim como acontece que, quando alguém acorda, talvez depois de muito tempo, relata o que viu em sonho, assim também, sem dúvida, se lembraria daquelas coisas que fez antes de entrar neste corpo particular. Pois, se aquilo que é visto apenas por um espaço de tempo muito breve, ou foi concebido simplesmente num fantasma, e só pela alma, por meio de um sonho, é lembrado depois de ela se ter misturado novamente com o corpo e se ter dispersado por todos os membros, muito mais se lembraria ela daquelas coisas com as quais permaneceu durante tão longo tempo, mesmo durante todo o período de uma vida passada.

2. Com referência a estas objecções, Platão, aquele antigo ateniense, que também foi o primeiro a introduzir esta opinião, quando não as pôde afastar, inventou a [noção de] um copo de oblivio, imaginando que assim escaparia a este tipo de dificuldade. Ele não tentou nenhum tipo de prova [da sua suposição], mas simplesmente respondeu dogmaticamente [à objecção em questão], que, quando as almas entram nesta vida, são feitas beber do oblivio por aquele demónio que vigia a sua entrada [no mundo], antes de efectuarem a entrada nos corpos [que lhes são atribuídos]. Escapou-lhe que, [ao falar assim], caía noutra maior perplexidade. Porque, se o copo de oblivio, depois de bebido, pode obliterar a memória de todos os actos que foram praticados, como, ó Platão, obténs tu o conhecimento deste facto (visto que a tua alma está agora no corpo), de que, antes de entrar no corpo, foi feita beber pelo demónio uma droga que causava oblivio? Porque, se tens memória do demónio, e do copo, e da entrada [na vida], deves também conhecer as outras coisas; mas se, por outro lado, és ignorante delas, então não há verdade na história do demónio, nem no copo de oblivio preparado com arte.

3. Em oposição, novamente, àqueles que afirmam que o próprio corpo é a droga do oblivio, pode fazer-se esta observação: Como, então, acontece que tudo o que a alma vê por seu próprio instrumento, tanto em sonhos como por reflexão ou sério esforço mental, enquanto o corpo está passivo, ela se lembra e relata aos seus próximos? Mas, novamente, se o próprio corpo fosse [a causa do] oblivio, então a alma, como existente no corpo, não poderia lembrar-se nem mesmo daquelas coisas que foram percebidas há muito tempo, quer por meio dos olhos quer dos ouvidos; mas, assim que o olho se desviasse das coisas olhadas, a memória delas também seria, sem dúvida, destruída. Pois a alma, como existente na própria [causa do] oblivio, não poderia ter conhecimento de nenhuma outra coisa senão apenas daquilo que via no momento presente. Como, também, poderia ela tornar-se conhecedora das coisas divinas e reter uma lembrança delas enquanto existente no corpo, visto que, como mantêm, o próprio corpo é [a causa do] oblivio? Mas os profetas também, quando estavam na terra, lembravam-se igualmente, ao regressar ao seu estado de espírito ordinário, de todas as coisas que viam ou ouviam espiritualmente em visões de objectos celestiais, e as relatavam a outros. O corpo, portanto, não faz com que a alma se esqueça daquelas coisas que foram espiritualmente testemunhadas; mas a alma ensina o corpo e partilha com ele a visão espiritual de que gozou.

4. Pois o corpo não possui maior poder do que a alma, visto que aquele é inspirado, vivificado, aumentado e mantido unido por esta; mas a alma possui e governa o corpo. É sem dúvida retardada na sua velocidade, na exacta proporção em que o corpo partilha do seu movimento; mas nunca perde o conhecimento que lhe pertence propriamente. Pois o corpo pode ser comparado a um instrumento; mas a alma possui a razão de um artista. Assim como, portanto, o artista encontra a ideia de uma obra a surgir rapidamente na sua mente, mas só pode realizá-la lentamente por meio de um instrumento, devido à falta de perfeita flexibilidade na matéria sobre a qual se actua, e assim a rapidez da sua operação mental, sendo misturada com a lenta acção do instrumento, dá origem a um movimento moderado [em direcção ao fim contemplado]; assim também a alma, por estar misturada com o corpo que lhe pertence, é de certa forma impedida, sendo a sua rapidez misturada com a lentidão do corpo. Contudo, não perde totalmente os seus próprios poderes peculiares; mas, enquanto, por assim dizer, partilha a vida com o corpo, não cessa ela própria de viver. Assim, também, ao comunicar outras coisas ao corpo, não perde o conhecimento delas, nem a memória daquelas coisas que foram testemunhadas.

5. Se, portanto, a alma não se lembra de nada do que aconteceu num estado anterior de existência, mas tem percepção daquelas coisas que são aqui, segue-se que ela nunca existiu noutros corpos, nem fez coisas das quais não tem conhecimento, nem [uma vez] conheceu coisas que não pode [agora mentalmente] contemplar. Mas, assim como cada um de nós recebe o seu corpo pela hábil obra de Deus, assim também possui a sua alma. Pois Deus não é tão pobre ou destituído de recursos, que não possa conferir a sua própria alma própria a cada corpo individual, como também dá a cada um o seu carácter especial. E, portanto, quando o número [fixado] estiver completo, [aquele número] que Ele havia predeterminado no Seu próprio conselho, todos aqueles que foram inscritos para a vida [eterna] ressuscitarão, tendo os seus próprios corpos, e tendo também as suas próprias almas, e os seus próprios espíritos, nos quais agradaram a Deus. Aqueles, por outro lado, que são dignos de castigo, irão para ele, também eles tendo as suas próprias almas e os seus próprios corpos, nos quais se apartaram da graça de Deus. Ambas as classes cessarão então de gerar e ser gerados, de casar e ser dados em casamento; de modo que o número da humanidade, correspondendo à pré-ordenação de Deus, sendo completado, realize plenamente o esquema formado pelo Pai.

Capítulo XXXIV.—As almas podem ser reconhecidas no estado separado e são imortais, embora tenham tido um começo.

1. Ensinou o Senhor com grande plenitude que as almas não somente continuam a existir, não passando de corpo em corpo, mas que preservam a mesma forma [no seu estado separado] que o corpo tinha ao qual estavam adaptadas, e que se lembram das obras que fizeram neste estado de existência, do qual já cessaram—naquela narração que está registrada a respeito do rico e daquele Lázaro que encontrou repouso no seio de Abraão. Neste relato, declara que o rico conheceu Lázaro depois da morte, e Abraão igualmente, e que cada uma destas pessoas continuou na sua própria posição adequada, e que [o rico] pediu que Lázaro fosse enviado para o aliviar—[Lázaro], a quem ele não concedera [anteriormente] nem as migalhas [que caíam] da sua mesa. [Diz-nos] também a resposta dada por Abraão, que conhecia não somente o que lhe dizia respeito a si mesmo, mas também ao rico, e que ordenou àqueles que não quisessem vir àquele lugar de tormento que cressem em Moisés e nos profetas, e que recebessem a pregação d’Aquele que havia de ressurgir dos mortos. Por estas coisas, pois, declara-se claramente que as almas continuam a existir, que não passam de corpo em corpo, que possuem a forma de um homem, de modo que possam ser reconhecidas, e retêm a memória das coisas deste mundo; além disso, que o dom da profecia foi possuído por Abraão, e que cada classe [de almas] recebe uma habitação tal como mereceu, mesmo antes do juízo.

2. Mas se alguns, neste ponto, sustentam que aquelas almas, que apenas há pouco começaram a existir, não podem durar por qualquer extensão de tempo; mas que devem, por um lado, ou ser ingênitas, para que sejam imortais, ou, se tiveram um princípio por via de geração, que devem morrer com o próprio corpo—aprendam que só Deus, que é Senhor de todos, é sem princípio e sem fim, sendo verdadeira e para sempre o mesmo, e permanecendo sempre o mesmo Ser imutável. Mas todas as coisas que procedem d’Ele, tudo o que foi feito e se faz, recebem de facto o seu próprio princípio de geração, e por isso são inferiores Àquele que as formou, visto que não são ingênitas. Todavia, perduram e estendem a sua existência por uma longa série de séculos, segundo a vontade de Deus seu Criador; de modo que Ele lhes concede que sejam assim formadas no princípio, e que depois assim existam.

3. Porque, assim como o céu que está acima de nós, o firmamento, o sol, a lua, o resto dos astros e toda a sua grandeza, embora antes não existissem, foram chamados à existência e continuam por um longo curso de tempo segundo a vontade de Deus, assim também quem assim pensar a respeito das almas e dos espíritos e, na verdade, a respeito de todas as criaturas, não errará de modo algum, visto que todas as coisas que foram feitas tiveram um princípio quando foram formadas, mas duram enquanto Deus quiser que tenham existência e continuação. O Espírito profético testifica estas opiniões, quando declara: “Porque Ele falou, e foram feitas; Ele mandou, e foram criadas; estabeleceu-as para sempre, sim, para todo o sempre.” E ainda, assim fala a respeito da salvação do homem: “Pediu-Te vida, e Tu lhe deste longos dias para sempre e eternamente”; indicando que é o Pai de todos o que concede a continuação para todo o sempre àqueles que são salvos. Porque a vida não provém de nós, nem da nossa própria natureza; mas é concedida segundo a graça de Deus. E, portanto, aquele que conservar a vida que lhe foi concedida e der graças Àquele que a concedeu, receberá também longos dias para todo o sempre. Mas aquele que a rejeitar e se mostrar ingrato para com o seu Criador, visto que foi criado e não reconheceu Aquele que [lhe] concedeu [o dom], priva-se do [privilégio da] continuação para todo o sempre. E, por esta razão, o Senhor declarou àqueles que se mostravam ingratos para com Ele: “Se não fostes fiéis no pouco, quem vos dará o muito?” indicando que aqueles que, nesta breve vida temporal, se mostraram ingratos para com Aquele que a concedeu, justamente não receberão d’Ele longos dias para todo o sempre.

4. Mas, assim como o corpo animal certamente não é ele mesmo a alma, contudo tem comunhão com a alma enquanto Deus quiser; assim também a própria alma não é a vida, mas participa da vida que lhe é concedida por Deus. Por isso também a palavra profética declara a respeito do primeiro homem formado: “Foi feito alma vivente”, ensinando-nos que, pela participação da vida, a alma se tornou viva; de modo que a alma e a vida que possui devem ser entendidas como existências separadas. Quando, pois, Deus concede a vida e a duração perpétua, acontece que até almas que antes não existiam, daí em diante perduram [para sempre], visto que Deus quis tanto que existissem como que continuassem a existir. Porque a vontade de Deus deve governar e dominar em todas as coisas, enquanto todas as outras coisas se submetem a Ele, Lhe estão sujeitas e são dedicadas ao Seu serviço. Até aqui, pois, falei a respeito da criação e da duração contínua da alma.

Capítulo XXXV.—Refutação de Basílides, e da opinião de que os profetas proferiram suas predições sob a inspiração de diferentes deuses.

1. Além disso, além do que foi dito, o próprio Basílides, segundo os seus próprios princípios, achará necessário sustentar não só que há trezentos e sessenta e cinco céus feitos sucessivamente uns pelos outros, mas que uma imensa e inumerável multidão de céus sempre esteve em processo de ser feita, e está sendo feita, e continuará a ser feita, de modo que a formação de céus desta espécie nunca pode cessar. Porque se, do efluxo do primeiro céu, foi feito o segundo à sua semelhança, e o terceiro à semelhança do segundo, e assim por diante com todos os restantes subsequentes, então segue-se, por necessidade, que do efluxo do nosso céu, ao qual ele chama o último, seja formado outro semelhante a ele, e desse ainda um terceiro; e assim nunca pode cessar nem o processo de efluxo daqueles céus que já foram feitos, nem a fabricação de [novos] céus, mas a operação deve prosseguir ao infinito, e dar origem a um número de céus que será de todo indefinido.

2. O resto daqueles que são falsamente chamados Gnósticos, e que sustentam que os profetas profetizaram sob a inspiração de diferentes deuses, será facilmente derrubado por este facto: que todos os profetas proclamaram um só Deus e Senhor, e o próprio Criador do céu e da terra e de todas as coisas que neles há; além disso, anunciaram o advento do Seu Filho, como demonstrarei pelas próprias Escrituras, nos livros que se seguem.

3. Se, porém, alguém objetar que, na língua hebraica, ocorrem nas Escrituras diversas expressões [para representar Deus], tais como Sabaoth, Eloë, Adonai, e todos os outros termos semelhantes, esforçando-se por provar a partir daí que há diferentes poderes e deuses, saibam que todas as expressões desta espécie são apenas anúncios e denominações de um mesmo Ser. Pois o termo Eloë na língua judaica denota Deus, enquanto Elōeim e Eleōuth na língua hebraica significam “aquele que contém todas as coisas”. Quanto à denominação Adonai, umas vezes denota o que é nomeável e admirável; mas outras vezes, quando a letra Daleth nela é duplicada e a palavra recebe um som gutural inicial—assim Addonai—[significa] “Aquele que delimita e separa a terra da água”, para que a água não submergisse posteriormente a terra. De igual modo também, Sabaoth, quando é escrito com um Ómega grego na última sílaba [Sabaōth], denota “um agente voluntário”; mas quando é escrito com um Ómicron grego—como, por exemplo, Sabaŏth—expressa “o primeiro céu”. Do mesmo modo, também a palavra Jaōth, quando a última sílaba é longa e aspirada, denota “uma medida predeterminada”; mas quando é escrito brevemente com a letra grega Ómicron, isto é, Jaŏth, significa “aquele que põe em fuga os males”. Todas as outras expressões igualmente manifestam o título de um mesmo Ser; como, por exemplo (em português), o Senhor dos Exércitos, o Pai de todos, Deus Todo-Poderoso, o Altíssimo, o Criador, o Artífice, e outros semelhantes. Estes não são os nomes e títulos de uma sucessão de seres diferentes, mas de um só e mesmo, por meio dos quais o único Deus e Pai é revelado, Aquele que contém todas as coisas e concede a todos o dom da existência.

4. Ora, que a pregação dos apóstolos, o ensino autoritativo do Senhor, os anúncios dos profetas, as declarações ditadas dos apóstolos e a ministração da lei—todos os quais louvam um mesmo Ser, o Deus e Pai de todos, e não muitos seres diversos, nem alguém que derive a sua substância de diferentes deuses ou poderes, mas [declaram] que todas as coisas [foram formadas] por um só e mesmo Pai (que no entanto adapta [as Suas obras] às naturezas e tendências dos materiais tratados), coisas visíveis e invisíveis, e, em suma, todas as coisas que foram feitas [foram criadas] nem por anjos, nem por qualquer outro poder, mas só por Deus, o Pai—estão todas em harmonia com as nossas afirmações, julgo que ficou suficientemente provado, enquanto que por estes argumentos ponderosos se mostrou que há um só Deus, o Criador de todas as coisas. Mas, para que não pareça que evito aquela série de provas que podem ser extraídas das Escrituras do Senhor (visto que, de facto, estas Escrituras proclamam muito mais evidente e claramente este mesmo ponto), dedicarei, para benefício ao menos daqueles que não trazem uma mente depravada para elas, um livro especial às Escrituras referidas, que as seguirá devidamente [e as explicará], e exporei claramente a partir destas divinas Escrituras provas para [satisfazer] todos os amantes da verdade.

Capítulo I.—Os apóstolos não começaram a pregar o Evangelho, nem a pôr coisa alguma por escrito, até serem dotados dos dons e do poder do Espírito Santo.…

1. De ninguém outro aprendemos o plano de nossa salvação, senão daqueles por cujo intermédio o Evangelho nos foi transmitido, que primeiro o proclamaram publicamente, e depois, pela vontade de Deus, nos entregaram consignado nas Escrituras, para ser o fundamento e coluna de nossa fé. Pois é ilícito afirmar que pregaram antes de possuírem o conhecimento perfeito, como ousam alguns dizer, gabando-se de serem melhoradores dos apóstolos. Porque, depois que nosso Senhor ressuscitou dentre os mortos, os apóstolos foram revestidos de poder do alto quando o Espírito Santo desceu sobre eles, foram preenchidos de todos os seus dons e possuíram o conhecimento perfeito: partiram para os confins da terra, pregando as alegres novas dos bens que Deus nos havia enviado, e anunciando aos homens a paz do céu, que todos igualmente e individualmente possuem no Evangelho de Deus. Mateus também publicou um Evangelho escrito entre os Hebreus na sua própria língua, enquanto Pedro e Paulo pregavam em Roma e lançavam os fundamentos da Igreja. Depois do seu afastamento, Marcos, discípulo e intérprete de Pedro, também nos transmitiu por escrito o que havia sido pregado por Pedro. Lucas também, companheiro de Paulo, registrou num livro o Evangelho pregado por ele. Posteriormente, João, discípulo do Senhor, que também havia repousado sobre seu peito, publicou ele mesmo um Evangelho durante sua permanência em Éfeso na Ásia.

2. Todos estes nos declararam que existe um único Deus, Criador do céu e da terra, anunciado pela Lei e pelos profetas; e um Cristo, Filho de Deus. Se alguém não consentir nestas verdades, desprezará os companheiros do Senhor; mais ainda, desprezará o próprio Cristo Senhor; sim, desprezará também o Pai, e estará condenado por si mesmo, resistindo e opondo-se à sua própria salvação, como acontece com todos os hereges.

Capítulo II.—Os hereges não seguem nem a Escritura nem a tradição.

Quando, porém, são refutados pelas Escrituras, voltam-se e acusam essas mesmas Escrituras, como se não fossem corretas, nem de autoridade, e [afirmam] que são ambíguas, e que a verdade não pode ser extraída delas por aqueles que ignoram a tradição. Pois [alegam] que a verdade não foi entregue por meio de documentos escritos, mas viva voce: por isso também Paulo declarou: “Mas falamos a sabedoria entre os perfeitos, porém não a sabedoria deste mundo.” E esta sabedoria, cada um deles alega ser a ficção de sua própria invenção, por certo; de modo que, segundo sua ideia, a verdade reside propriamente ora em Valentim, ora em Marcião, ora em Cerinto, depois em Basilides, ou mesmo esteve indiferentemente em qualquer outro adversário, que nada podia dizer pertencente à salvação. Pois cada um destes homens, sendo de todo perverso em sua disposição, depravando o sistema da verdade, não se envergonha de pregar a si mesmo.

Mas, novamente, quando os remetemos àquela tradição que se origina dos apóstolos, [e] que é preservada por meio da sucessão dos presbíteros nas Igrejas, eles objetam à tradição, dizendo que eles mesmos são mais sábios não apenas do que os presbíteros, mas até mesmo do que os apóstolos, porque descobriram a verdade inalterada. Pois [sustentam] que os apóstolos misturaram as coisas da lei com as palavras do Salvador; e que não somente os apóstolos, mas até o próprio Senhor, falou ora do Demiurgo, ora do lugar intermediário, e ainda do Pleroma, mas que eles mesmos, indubitavelmente, sem mancha e puramente, têm conhecimento do mistério oculto: isto é, na verdade, blasfemar do seu Criador da maneira mais impudente! Vem, portanto, a isto, que estes homens agora não consentem nem com a Escritura nem com a tradição.

Tais são os adversários com quem temos de lidar, meu caríssimo amigo, esforçando-se, como serpentes escorregadias, para escapar por todos os lados. Por isso, devem ser combatidos por todos os lados, se porventura, cortando-lhes a retirada, consigamos fazê-los voltar à verdade. Pois, embora não seja fácil para uma alma sob a influência do erro arrepender-se, contudo, por outro lado, não é de todo impossível escapar do erro quando a verdade é posta ao seu lado.

Capítulo III.—Uma refutação dos hereges, pelo fato de que, nas várias Igrejas, se manteve uma sucessão perpétua de bispos.

Está, portanto, ao alcance de todos, em toda Igreja, que desejem ver a verdade, contemplar claramente a tradição dos apóstolos manifestada por todo o mundo; e estamos em posição de enumerar aqueles que foram pelos apóstolos instituídos bispos nas Igrejas, e [de demonstrar] a sucessão destes homens até os nossos tempos; os quais nem ensinaram nem conheceram coisa alguma semelhante ao que estes [hereges] deliram. Pois se os apóstolos tivessem conhecido mistérios ocultos, que costumavam comunicar aos “perfeitos” em separado e em particular do resto, tê-los-iam entregue especialmente àqueles a quem também confiavam as próprias Igrejas. Porque desejavam que estes homens fossem muito perfeitos e irrepreensíveis em todas as coisas, aos quais também deixavam como seus sucessores, entregando a estes homens o seu próprio lugar de governo; os quais, se desempenhassem honestamente as suas funções, seriam um grande benefício [para a Igreja], mas se viessem a cair, a mais terrível calamidade.

Visto, porém, que seria muito tedioso, em tal volume como este, enumerar as sucessões de todas as Igrejas, confundimos a todos aqueles que, de qualquer maneira, seja por um mau comprazimento próprio, por vanglória, ou por cegueira e opinião perversa, se reúnem em assembleias não autorizadas; [fazemos isto, digo], indicando a tradição derivada dos apóstolos, da muito grande, muito antiga e universalmente conhecida Igreja fundada e organizada em Roma pelos dois mais gloriosos apóstolos, Pedro e Paulo; como também [apontando] a fé pregada aos homens, que desce até o nosso tempo por meio das sucessões dos bispos. Porque é necessário que toda Igreja concorde com esta Igreja, por causa da sua autoridade preeminente, isto é, os fiéis em toda parte, visto que a tradição apostólica foi preservada continuamente por aqueles [homens fiéis] que existem por toda parte.

Os bem-aventurados apóstolos, pois, tendo fundado e edificado a Igreja, confiaram nas mãos de Lino o ofício do episcopado. Deste Lino, Paulo faz menção nas Epístolas a Timóteo. A ele sucedeu Anacleto; e depois dele, no terceiro lugar a partir dos apóstolos, foi atribuído a Clemente o bispado. Este homem, como vira os bem-aventurados apóstolos e com eles convivera, podia dizer-se que tinha ainda a pregação dos apóstolos ecoando [em seus ouvidos] e as suas tradições diante dos olhos. Nem estava só [nisso], pois ainda restavam muitos que haviam recebido instruções dos apóstolos. No tempo deste Clemente, tendo ocorrido não pequena dissensão entre os irmãos em Corinto, a Igreja em Roma enviou uma poderosíssima carta aos Coríntios, exortando-os à paz, renovando-lhes a fé e declarando a tradição que recebera recentemente dos apóstolos, proclamando o único Deus, onipotente, o Criador do céu e da terra, o Formador do homem, que trouxe o dilúvio, e chamou Abraão, que conduziu o povo da terra do Egito, falou com Moisés, estabeleceu a lei, enviou os profetas, e que preparou o fogo para o diabo e seus anjos. Deste documento, quem quer que escolha fazê-lo, pode aprender que Ele, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, foi pregado pelas Igrejas, e pode também entender a tradição apostólica da Igreja, visto que esta Epístola é de data mais antiga do que estes homens que agora propagam a falsidade, e que conjuram para a existência outro deus além do Criador e Formador de todas as coisas existentes. A este Clemente sucedeu Evaristo. Alexandre seguiu a Evaristo; depois, sexto a partir dos apóstolos, foi nomeado Sisto; após ele, Telésforo, que foi gloriosamente martirizado; depois Higino; após ele, Pio; depois dele, Aniceto. Tendo Soter sucedido a Aniceto, Eleutério agora, no décimo segundo lugar a partir dos apóstolos, detém a herança do episcopado. Nesta ordem, e por esta sucessão, a tradição eclesiástica dos apóstolos, e a pregação da verdade, chegaram até nós. E esta é abundantíssima prova de que há uma só e mesma fé vivificante, que foi preservada na Igreja desde os apóstolos até agora, e transmitida em verdade.

Mas Policarpo também não somente foi instruído por apóstolos, e conviveu com muitos que viram a Cristo, mas foi também, pelos apóstolos na Ásia, nomeado bispo da Igreja em Esmirna, o qual também eu vi na minha primeira juventude, pois ele permaneceu [na terra] por muito tempo, e, sendo já muito velho, sofrendo gloriosa e nobilissimamente o martírio, partiu desta vida, tendo ensinado sempre as coisas que aprendera dos apóstolos, e que a Igreja transmitiu, e que só são verdadeiras. Destas coisas testificam todas as Igrejas asiáticas, como também aqueles homens que sucederam a Policarpo até o tempo presente – homem de muito maior peso e testemunha mais firme da verdade do que Valentim, e Marcião, e o resto dos hereges. Foi ele que, vindo a Roma no tempo de Aniceto, fez com que muitos se desviassem dos referidos hereges para a Igreja de Deus, proclamando que recebera dos apóstolos esta única e exclusiva verdade – a saber, a que é transmitida pela Igreja. Há também aqueles que ouviram dele que João, o discípulo do Senhor, indo banhar-se em Éfeso, e percebendo Cerinto lá dentro, saiu da casa de banhos sem se banhar, exclamando: “Fujamos, para que até a casa de banhos não desabe, porque Cerinto, o inimigo da verdade, está dentro.” E o próprio Policarpo respondeu a Marcião, que o encontrou em certa ocasião, e disse: “Conheces-me?” “Conheço-te, o primogênito de Satanás.” Tal era o horror que os apóstolos e seus discípulos tinham de manter sequer comunicação verbal com quaisquer corruptores da verdade; como também Paulo diz: “Ao homem herege, depois da primeira e segunda admoestação, evita; sabendo que o tal está pervertido, e peca, estando condenado por si mesmo.” Há também uma poderosíssima Epístola de Policarpo escrita aos Filipenses, da qual aqueles que escolhem fazê-lo, e se preocupam com a sua salvação, podem aprender o caráter da sua fé e a pregação da verdade. Então, ainda, a Igreja em Éfeso, fundada por Paulo, e tendo João permanecido entre eles permanentemente até os tempos de Trajano, é verdadeira testemunha da tradição dos apóstolos.

Capítulo IV.—A verdade não se encontra em nenhum outro lugar senão na Igreja Católica, única depositária da doutrina apostólica.…

1. Visto, portanto, que temos tais provas, não é necessário buscar a verdade entre outros, a qual é fácil obter da Igreja; pois os apóstolos, como um homem rico [depositando o seu dinheiro] num banco, depositaram nas suas mãos copiosamente todas as coisas pertencentes à verdade: de modo que todo o homem, quem quer que seja, pode dela tirar a água da vida. Porque ela é a entrada para a vida; todos os outros são ladrões e salteadores. Por esta razão somos obrigados a evitá-los, mas a escolher a coisa pertencente à Igreja com a máxima diligência, e a agarrar a tradição da verdade. Pois como se coloca a questão? Suponhamos que surja uma disputa relativa a alguma questão importante entre nós, não deveríamos recorrer às Igrejas mais antigas com as quais os apóstolos mantiveram constante comunicação, e aprender delas o que é certo e claro a respeito da presente questão? Pois como seria se os próprios apóstolos não nos tivessem deixado escritos? Não seria necessário, [nesse caso], seguir o curso da tradição que eles transmitiram àqueles a quem confiaram as Igrejas?

2. Ao qual curso muitas nações daqueles bárbaros que creem em Cristo assentem, tendo a salvação escrita nos seus corações pelo Espírito, sem papel e tinta, e, preservando cuidadosamente a tradição antiga, crendo num só Deus, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas neles, por meio de Cristo Jesus, o Filho de Deus; o qual, por causa do Seu amor transcendente para com a Sua criação, Se dignou nascer da virgem, unindo Ele mesmo o homem a Deus por Si mesmo, e tendo padecido sob Pôncio Pilatos, e ressuscitando, e tendo sido recebido em glória, virá em glória, Salvador dos que são salvos, e Juiz dos que são julgados, e enviando ao fogo eterno aqueles que transformam a verdade, e desprezam o Seu Pai e a Sua vinda. Aqueles que, na ausência de documentos escritos, creram nesta fé, são bárbaros, no que respeita à nossa língua; mas quanto à doutrina, maneira e teor de vida, são, por causa da fé, mui sábios na verdade; e agradam a Deus, ordenando a sua conversação em toda a justiça, castidade e sabedoria. Se alguém fosse pregar a estes homens as invenções dos hereges, falando-lhes na sua própria língua, eles tapariam imediatamente os ouvidos, e fugiriam o mais longe possível, não suportando sequer ouvir o discurso blasfemo. Assim, por meio daquela tradição antiga dos apóstolos, não sofrem a sua mente conceber nada das [doutrinas sugeridas pela] linguagem portentosa destes mestres, entre os quais nunca foi estabelecida Igreja nem doutrina alguma.

3. Pois, antes de Valentim, aqueles que seguem Valentim não existiam; nem existiram os de Marcião antes de Marcião; nem, em suma, existiu qualquer daquelas pessoas de mente maligna, que enumerei acima, antes dos iniciadores e inventores da sua perversidade. Pois Valentim veio a Roma no tempo de Higino, floresceu sob Pio, e permaneceu até Aniceto. Cerdão, também, predecessor de Marcião, ele próprio chegou no tempo de Higino, que era o nono bispo. Vindo frequentemente à Igreja, e fazendo confissão pública, assim permaneceu, ora ensinando em segredo, ora fazendo novamente confissão pública; mas por fim, tendo sido denunciado por ensino corrupto, foi excomungado da assembleia dos irmãos. Marcião, então, sucedendo-lhe, floresceu sob Aniceto, que ocupava o décimo lugar do episcopado. Mas os restantes, que são chamados Gnósticos, têm origem em Menandro, discípulo de Simão, como mostrei; e cada um deles apareceu como sendo ao mesmo tempo o pai e o sumo sacerdote daquela doutrina na qual tinha sido iniciado. Mas todos estes (os Marcianos) irromperam na sua apostasia muito mais tarde, mesmo durante o período intermédio da Igreja.

Capítulo VI—O Espírito Santo, em todas as Escrituras do Antigo Testamento, não mencionou nenhum outro Deus ou Senhor, senão aquele que é o verdadeiro Deus.

1. Portanto, nem o Senhor, nem o Espírito Santo, nem os apóstolos, teriam jamais nomeado como Deus, definitiva e absolutamente, aquele que não era Deus, a menos que fosse verdadeiramente Deus; nem teriam nomeado alguém em sua própria pessoa Senhor, excepto Deus Pai que governa sobre todos, e Seu Filho que recebeu domínio do Seu Pai sobre toda a criação, como esta passagem o diz: "Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-Te à Minha direita, até que Eu ponha os Teus inimigos por escabelo dos Teus pés." Aqui a [Escritura] nos representa o Pai a falar ao Filho; Ele que Lhe deu a herança dos gentios, e Lhe sujeitou todos os Seus inimigos. Visto, portanto, que o Pai é verdadeiramente Senhor, e o Filho verdadeiramente Senhor, o Espírito Santo convenientemente os designou pelo título de Senhor. E novamente, referindo-se à destruição dos sodomitas, a Escritura diz: "Então o Senhor fez chover sobre Sodoma e sobre Gomorra enxofre e fogo da parte do Senhor desde o céu." Porque aqui aponta que o Filho, que tinha também falado com Abraão, recebera poder para julgar os sodomitas pela sua maldade. E este [texto seguinte] declara a mesma verdade: "O Teu trono, ó Deus, é pelos séculos dos séculos; o cetro do Teu reino é cetro de equidade. Amaste a justiça, e aborreceste a iniquidade; por isso Deus, o Teu Deus, Te ungiu." Porque o Espírito designa a ambos pelo nome de Deus — tanto Aquele que é ungido como Filho, como Aquele que unge, isto é, o Pai. E novamente: "Deus esteve na congregação dos deuses, julga no meio dos deuses." Ele [aqui] se refere ao Pai e ao Filho, e àqueles que receberam a adopção; e estes são a Igreja. Porque ela é a sinagoga de Deus, a qual Deus — isto é, o próprio Filho — reuniu por Si mesmo. Dos quais fala novamente: "O Deus dos deuses, o Senhor, falou, e chamou a terra." Quem é designado por Deus? Aquele de quem Ele disse: "Deus virá abertamente, o nosso Deus, e não se calará"; isto é, o Filho, que veio manifesto aos homens que disseram: "Abertamente apareci àqueles que Me não buscam." Mas de que deuses [fala Ele]? [Daqueles] a quem Ele diz: "Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo." Àqueles, sem dúvida, que receberam a graça da "adopção, pela qual clamamos: Aba, Pai."

2. Pelo que, como já declarei, nenhum outro é nomeado como Deus, ou é chamado Senhor, excepto Aquele que é Deus e Senhor de todos, o qual também disse a Moisés: "Eu Sou o que Sou. Assim dirás aos filhos de Israel: Aquele que É me enviou a vós"; e Seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor, o qual faz que os que creem no Seu nome sejam filhos de Deus. E novamente, quando o Filho fala a Moisés, diz: "Desci para livrar este povo." Porque é Ele quem desceu e subiu para a salvação dos homens. Portanto, Deus foi declarado mediante o Filho, que está no Pai, e tem o Pai em Si mesmo — Ele que é, dando o Pai testemunho ao Filho, e o Filho anunciando o Pai. — Como também Isaías diz: "Também Eu sou testemunha", declara, "diz o Senhor Deus, e o Filho a quem escolhi, para que saibais, e creiais, e entendais que Eu Sou."

3. Quando, porém, a Escritura os chama [deuses] que não são deuses, não os declara, como já observei, como deuses em todos os sentidos, mas com uma certa adição e significação, pelas quais se mostra que não são deuses de todo. Como com David: "Os deuses dos gentios são ídolos de demónios"; e: "Não seguireis outros deuses." Pois ao dizer "os deuses dos gentios" — mas os gentios ignoram o verdadeiro Deus — e chamar-lhes "outros deuses", ele lhes nega a pretensão [de serem considerados] como deuses de todo. Mas quanto ao que eles são em sua própria pessoa, fala a respeito deles; "porque eles são", diz ele, "os ídolos dos demónios." E Isaías: "Sejam confundidos todos os que blasfemam de Deus, e esculpem coisas inúteis; ainda Eu sou testemunha, diz Deus." Ele os remove da [categoria de] deuses, mas usa a palavra sozinha, para este [propósito], para que saibamos de quem fala. Jeremias também diz o mesmo: "Os deuses que não fizeram os céus e a terra, pereçam da terra que está debaixo do céu." Pois, pelo facto de ter subjuntado a sua destruição, mostra que eles não são deuses de todo. Elias, também, quando todo o Israel estava reunido no Monte Carmelo, desejando desviá-los da idolatria, diz-lhes: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-O." E novamente, no holocausto, assim se dirige aos sacerdotes idólatras: "Invocareis o nome dos vossos deuses, e eu invocarei o nome do Senhor meu Deus; e o Senhor que ouvir pelo fogo, Esse é Deus." Ora, pelo facto de o profeta ter dito estas palavras, prova que estes deuses que eram reputados como tais entre aqueles homens, não são deuses de todo. Ele os dirigiu para aquele Deus em quem ele cria, e que era verdadeiramente Deus; a quem invocando, exclamou: "Senhor Deus de Abraão, Deus de Isaac, e Deus de Jacob, ouve-me hoje, e saiba todo este povo que Tu és o Deus de Israel."

4. Pelo que também eu te invoco a Ti, Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaac, e Deus de Jacob e Israel, que és o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Deus que, pela abundância da Tua misericórdia, Te agradaste para conosco, para que Te conhecêssemos, que fizeste o céu e a terra, que governas sobre todos, que és o único e verdadeiro Deus, sobre o qual não há outro Deus; concede, por nosso Senhor Jesus Cristo, o poder governante do Espírito Santo; dá a todo leitor deste livro conhecer-Te, que Tu és Deus só, ser fortalecido em Ti, e evitar toda doutrina herética, e ímpia, e sem Deus.

5. E o Apóstolo Paulo também, dizendo: "Porque, havendo servido aos que por natureza não são deuses, agora conheceis a Deus, ou antes, sois conhecidos de Deus", fez uma separação entre aqueles que não eram [deuses] e Aquele que é Deus. E novamente, falando do Anticristo, diz: "o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou que se adora." Aponta aqui aqueles que são chamados deuses, por aqueles que não conhecem a Deus, isto é, ídolos. Pois o Pai de todos é chamado Deus, e assim é; e o Anticristo será levantado, não acima Dele, mas acima daqueles que são de facto chamados deuses, mas não são. E o próprio Paulo diz que isto é verdade: "Sabemos que o ídolo nada é, e que não há outro Deus senão um. Porque, ainda que haja alguns que se chamem deuses, quer no céu, quer na terra; contudo para nós há um só Deus, o Pai, do qual são todas as coisas, e nós por Ele; e um só Senhor Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele." Porque ele fez uma distinção, e separou aqueles que são de facto chamados deuses, mas que não são, do único Deus Pai, do qual são todas as coisas, e confessou da maneira mais decidida em sua própria pessoa um só Senhor Jesus Cristo. Mas nesta [cláusula], "quer no céu, quer na terra", não fala dos formadores do mundo, como estes [mestres] o expõem; mas o seu significado é semelhante ao de Moisés, quando se diz: "Não farás para ti imagem alguma de Deus, de coisa alguma que há no céu acima, nem na terra abaixo, nem nas águas debaixo da terra." E ele assim explica o que se entende pelas coisas no céu: "Para que não aconteça que", diz ele, "levantando os olhos ao céu, e vendo o sol, e a lua, e as estrelas, e todo o ornamento do céu, caindo em erro, os adores e sirvas." E o próprio Moisés, sendo um homem de Deus, foi de facto dado como um deus diante de Faraó; mas não é propriamente chamado Senhor, nem é chamado Deus pelos profetas, mas é mencionado pelo Espírito como "Moisés, o fiel ministro e servo de Deus", o que também era.

Capítulo VII.—Resposta a uma objeção fundada nas palavras de São Paulo (2 Cor. iv. 4). São Paulo usa, por vezes, palavras fora da sua sequência gramatical.

Quanto ao afirmarem que Paulo disse claramente na Segunda [Epístola] aos Coríntios: “No qual o deus deste mundo cegou os entendimentos dos que não creem”, e sustentarem que há, na verdade, um deus deste mundo, mas outro que está acima de todo principado, e começo, e potestade, não somos nós culpados se eles, que alardeiam conhecer por si mesmos mistérios além de Deus, não sabem ler Paulo. Pois se alguém ler a passagem assim — segundo o costume de Paulo, como mostro alhures e por muitos exemplos, de que ele usa transposição de palavras — “No qual Deus”, fazendo então uma pausa e um pequeno intervalo, e ao mesmo tempo ler também o restante [da sentença] em um [período], “cegou os entendimentos dos que deste mundo não creem”, achará o verdadeiro [sentido]; a saber, que está contido na expressão: “Deus cegou os entendimentos dos incrédulos deste mundo”. E isto se mostra por meio do pequeno intervalo [entre as cláusulas]. Pois Paulo não diz: “o Deus deste mundo”, como se reconhecesse algum outro além d’Ele; mas confessou a Deus como verdadeiramente Deus. E diz: “os incrédulos deste mundo”, porque não herdarão a futura era da incorrupção. Mostrarei pelo próprio Paulo como Deus cegou os entendimentos dos que não creem, no decurso desta obra, para que não distraiamos agora o nosso ânimo do assunto em questão, [vagando] à larga.

Por muitos outros exemplos também podemos descobrir que o apóstolo usa frequentemente uma ordem transposta em suas sentenças, devido à rapidez de seus discursos e ao ímpeto do Espírito que nele está. Um exemplo ocorre na [Epístola] aos Gálatas, onde se expressa assim: “Logo, para que então a lei das obras? Foi acrescentada, até que viesse a descendência a quem a promessa foi feita; [e foi] ordenada por anjos na mão de um Mediador.” Pois a ordem das palavras corre assim: “Logo, para que então a lei das obras? Ordenada por anjos na mão de um Mediador, foi acrescentada até que viesse a descendência a quem a promessa foi feita” — perguntando assim o homem, e o Espírito respondendo. E outra vez, na Segunda aos Tessalonicenses, falando do Anticristo, diz: “E então será revelado aquele ímpio, a quem o Senhor Jesus Cristo matará com o Espírito de Sua boca, e o destruirá com a presença de Sua vinda; [aquele] cuja vinda é segundo a operação de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios mentirosos.” Ora, nestas [sentenças] a ordem das palavras é esta: “E então será revelado aquele ímpio, cuja vinda é segundo a operação de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios mentirosos, a quem o Senhor Jesus matará com o Espírito de Sua boca, e destruirá com a presença de Sua vinda.” Pois ele não quer dizer que a vinda do Senhor é segundo a operação de Satanás; mas a vinda do ímpio, a quem também chamamos Anticristo. Se, pois, alguém não atender à [correta] leitura [da passagem], e se não exibir os intervalos de respiração como ocorrem, haverá não somente incongruências, mas também, ao ler, proferirá blasfêmia, como se o advento do Senhor pudesse dar-se segundo a operação de Satanás. Portanto, em tais passagens, o hipérbato deve ser exibido pela leitura, e o sentido do apóstolo, seguindo adiante, preservado; e assim não lemos naquela passagem “o deus deste mundo”, mas “Deus”, a quem verdadeiramente chamamos Deus; e ouvimos [declarado] que os incrédulos e os cegos deste mundo não herdarão o mundo da vida que há de vir.

Capítulo VIII.—Resposta a uma objeção, surgida das palavras de Cristo (Mt 6,24). Só Deus deve ser verdadeiramente chamado Deus e Senhor, pois Ele é sem princípio e sem fim.

  1. Reprimida, pois, esta calúnia desses homens, fica claramente provado que nem os profetas nem os apóstolos jamais nomearam outro Deus, ou chamaram [alguém] Senhor, senão o verdadeiro e único Deus. Muito mais [seria este o caso com] o próprio Senhor, que também nos mandou “dar a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”; chamando, na verdade, César como César, mas confessando Deus como Deus. De igual modo também, aquele [texto] que diz: “Não podeis servir a dois senhores”, Ele mesmo o interpreta, dizendo: “Não podeis servir a Deus e ao mamom”; reconhecendo Deus como Deus, mas mencionando o mamom, coisa que também tem existência. Não chama o mamom Senhor quando diz: “Não podeis servir a dois senhores”; mas ensina a seus discípulos, que servem a Deus, a não estarem sujeitos ao mamom, nem ser por ele dominados. Pois Ele diz: “Quem comete pecado é escravo do pecado.” Portanto, assim como chama “escravos do pecado” aqueles que servem ao pecado, mas certamente não chama o pecado mesmo de Deus, assim também chama “escravos do mamom” aqueles que servem ao mamom, não chamando o mamom de Deus. Pois mamom, segundo a língua judaica, que também os samaritanos usam, é um homem cobiçoso, e que deseja ter mais do que deve. Mas segundo o hebraico, é por adição de uma sílaba (adjuntiva) chamado Mamuel, e significa gulosum, isto é, aquele cuja garganta é insaciável. Portanto, segundo ambas estas coisas que são indicadas, não podemos servir a Deus e ao mamom.

  2. Mas também, quando falou do diabo como forte, não absolutamente, mas em comparação conosco, o Senhor mostrou-Se em todos os aspectos e verdadeiramente como o varão forte, dizendo que de nenhum outro modo se pode “saquear os bens do valente, se primeiro não amarrar o valente, e então saqueará a sua casa”. Ora, nós éramos os vasos e a casa deste [valente] quando estávamos em estado de apostasia; pois ele nos usava para qualquer fim que lhe aprouvesse, e o espírito imundo habitava em nós. Pois não era forte em oposição Àquele que o amarrou e saqueou a sua casa; mas em relação àquelas pessoas que eram seus instrumentos, na medida em que lhes fazia errar o pensamento para longe de Deus: estas o Senhor arrebatou da sua mão. Como também Jeremias declara: “O Senhor remiu a Jacó, e o arrebatou da mão do que era mais forte do que ele.” Se, pois, não tivesse apontado Aquele que amarra e saqueia seus bens, mas tivesse falado apenas dele como forte, o valente teria sido invencível. Mas também acrescentou Aquele que obtém e retém a posse; pois quem amarra é quem segura, mas quem é amarrado é segurado. E isto fez sem qualquer comparação, de modo que, sendo ele escravo apóstata, não fosse comparado ao Senhor: porque não só ele, mas nenhuma das coisas criadas e sujeitas se comparará jamais ao Verbo de Deus, por quem todas as coisas foram feitas, que é nosso Senhor Jesus Cristo.

  3. Pois que todas as coisas, sejam Anjos, ou Arcanjos, ou Tronos, ou Dominações, foram estabelecidas e criadas por Aquele que é Deus sobre todos, mediante o seu Verbo, João assim o indicou. Pois depois de ter falado do Verbo de Deus como estando no Pai, acrescentou: “Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada foi feito.” Davi também, depois de enumerar [seus] louvores, ajunta por nome todas as coisas que mencionei, tanto os céus como todas as potestades neles: “Porque Ele mandou, e foram criadas; Ele falou, e foram feitas.” A quem, portanto, mandou? Sem dúvida ao Verbo, “por quem”, diz ele, “os céus foram estabelecidos, e todo o seu poder pelo espírito da sua boca.” Mas que Ele mesmo fez todas as coisas livremente, e como lhe aprouve, novamente Davi diz: “Mas o nosso Deus está nos céus acima, e na terra; fez todas as coisas que quis.” Ora, as coisas estabelecidas são distintas d’Aquele que as estabeleceu, e as que foram feitas d’Aquele que as fez. Pois Ele mesmo é incriado, sem princípio e sem fim, e nada lhe falta. Ele mesmo é suficiente para Si mesmo; e mais ainda, concede a todos os outros esta mesma coisa, a existência; mas as coisas que foram feitas por Ele receberam um princípio. Ora, todas as coisas que tiveram princípio, e são sujeitas à dissolução, e estão sujeitas e necessitam d’Aquele que as fez, devem necessariamente em todos os aspectos ter um termo diferente [aplicado a elas], mesmo por aqueles que têm apenas uma capacidade moderada para discernir tais coisas; de modo que Aquele que fez todas as coisas pode sozinho, juntamente com o seu Verbo, ser propriamente chamado Deus e Senhor; mas as coisas que foram feitas não podem ter este termo aplicado a elas, nem devem justamente assumir esta denominação que pertence ao Criador.

Capítulo IX.—Um só e o mesmo Deus, o Criador do céu e da terra, é Aquele que os profetas anunciaram e que foi declarado pelo Evangelho.…

Isto, portanto, tendo sido claramente demonstrado aqui (e ainda mais claramente o será), que nem os profetas, nem os apóstolos, nem o Senhor Cristo em sua própria pessoa reconheceram outro Senhor ou Deus senão o Deus e Senhor supremo: os profetas e os apóstolos confessando o Pai e o Filho, mas não nomeando outro como Deus, nem confessando outro como Senhor; e o próprio Senhor transmitindo a seus discípulos que Ele, o Pai, é o único Deus e Senhor, que só é Deus e governador de todos; — cumpre-nos, se somos verdadeiramente seus discípulos, seguir os seus testemunhos a este respeito. Pois o apóstolo Mateus—sabendo que um e o mesmo Deus é Aquele que fizera a promessa a Abraão, de que faria a sua descendência como as estrelas do céu, e Aquele que, por seu Filho Cristo Jesus, nos chamou ao conhecimento de Si mesmo, do culto das pedras, de modo que os que não eram povo se tornassem povo, e a não amada, amada—declara que João, ao preparar o caminho para Cristo, disse àqueles que se gloriavam do seu parentesco [com Abraão] segundo a carne, mas que tinham a mente tingida e repleta de toda sorte de mal, pregando aquela penitência que deveria fazê-los voltar de suas más obras, disse: «Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Dai, pois, frutos dignos de penitência. E não penseis em dizer dentro de vós: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que Deus pode destas pedras suscitar filhos a Abraão.» Pregou-lhes, portanto, a penitência da maldade, mas não lhes declarou outro Deus, além d’Aquele que fizera a promessa a Abraão; ele, o precursor de Cristo, do qual Mateus diz novamente, e Lucas igualmente: «Porque este é aquele de quem foi dito pelo Senhor pelo profeta: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas do nosso Deus. Todo o vale será aterrado, e todo o monte e outeiro será abatido; e o torto será endireitado, e o áspero se aplanará; e toda a carne verá a salvação de Deus.» Há, portanto, um só e mesmo Deus, o Pai de nosso Senhor, o qual também prometeu, pelos profetas, que enviaria o seu precursor; e a sua salvação—isto é, o seu Verbo—fez com que se tornasse visível a toda a carne, fazendo-se Ele mesmo carne, para que em todas as coisas o seu Rei se manifestasse. Pois é necessário que aqueles [seres] que são julgados vejam o juiz e conheçam Aquele de quem recebem o julgamento; e também é próprio que aqueles que alcançam a glória conheçam Aquele que lhes concede o dom da glória.

2. Em seguida, Mateus, falando do anjo, diz: «O anjo do Senhor apareceu em sonhos a José.» De que Senhor, ele mesmo interpreta: «Para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho.» «Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e eles lhe chamarão Emanuel, que traduzido é: Deus conosco.» Davi, igualmente, fala d’Aquele que, da virgem, é Emanuel: «Não apartes a face do teu Ungido. O Senhor jurou a verdade a Davi e não se apartará dela: Do fruto do teu ventre porei sobre o teu trono.» E novamente: «Em Judá é Deus conhecido; o seu lugar foi feito na paz, e a sua habitação em Sião.» Portanto, há um só e mesmo Deus, que foi proclamado pelos profetas e anunciado pelo Evangelho; e seu Filho, que foi do fruto do ventre de Davi, isto é, da virgem da [casa de] Davi, e Emanuel; cuja estrela também Balaão profetizou assim: «Sairá uma estrela de Jacó, e um chefe se levantará em Israel.» Mas Mateus diz que os Magos, vindos do Oriente, exclamaram: «Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo»; e que, conduzidos pela estrela até a casa de Jacó, a Emanuel, mostraram, por esses dons que ofereceram, quem era o adorado: mirra, porque era Ele que havia de morrer e ser sepultado pela raça humana mortal; ouro, porque era um Rei, «do qual o reino não tem fim»; e incenso, porque era Deus, que também «foi conhecido em Judá» e «foi declarado àqueles que não O buscavam.»

3. E então, [falando de] seu batismo, Mateus diz: «Abertos foram os céus, e ele viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre ele; e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.» Porque o Cristo não desceu então sobre Jesus, nem Cristo era um e Jesus outro; mas o Verbo de Deus—que é o Salvador de todos e o governador do céu e da terra, que é Jesus, como já indiquei, que também tomou sobre si a carne e foi ungido pelo Espírito do Pai—foi feito Jesus Cristo, como também Isaías diz: «Sairá uma vara da raiz de Jessé, e uma flor subirá da sua raiz; e o Espírito de Deus repousará sobre Ele: espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de piedade, e o espírito do temor do Senhor o encherá. Ele não julgará segundo a glória, nem reprovará conforme o modo de falar; mas dispensará juízo ao homem humilde e reprovará os soberbos da terra.» E novamente Isaías, apontando de antemão a sua unção e a razão pela qual foi ungido, diz ele mesmo: «O Espírito de Deus está sobre mim, porque ele me ungiu; enviou-me a pregar o Evangelho aos humildes, a sarar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e vista aos cegos; a anunciar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança; a consolar todos os que choram.» Porquanto, enquanto o Verbo de Deus foi homem da raiz de Jessé e filho de Abraão, nisto repousou sobre Ele o Espírito de Deus e O ungiu para pregar o Evangelho aos humildes. Mas enquanto era Deus, não julgou segundo a glória, nem reprovou conforme o modo de falar. Pois «não necessitava que alguém lhe desse testemunho do homem, porque Ele bem sabia o que havia no homem.» Porque chamou todos os que choram; e concedendo perdão àqueles que foram levados cativos pelos seus pecados, soltou-os das suas cadeias, dos quais diz Salomão: «Cada um será preso com as cordas dos seus próprios pecados.» Por isso desceu sobre Ele o Espírito de Deus, [o Espírito] d’Aquele que prometera pelos profetas que O ungiria, a fim de que nós, recebendo da abundância da Sua unção, fôssemos salvos. Tal é, pois, [o testemunho] de Mateus.

Referência atual: Santo Ireneu de Lião, Contra as Heresias, Capítulo XXXIII.—Absurdo da doutrina da transmigração das almas.